Você está visualizando atualmente Fundação Santa Casa do Pará é premiada com o selo de Segurança do Paciente

Fundação Santa Casa do Pará é premiada com o selo de Segurança do Paciente

A instituição trisecular que disponibiliza 486 leitos aos usuários do SUS, ganha mais um prêmio

A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA) conquistou o selo ‘Segurança do Paciente’, concedido pelo Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP) em parceria com a Epimed Solutions. Camila Negrão, responsável pelo Núcleo de Gestão da Qualidade e Segurança da Santa Casa informa que recebeu a confirmação sobre o ganho da premiação.

“A conquista se deve ao fortalecimento da Cultura de Segurança e Aprimoramento do Sistema de Gestão da Qualidade, onde a certificação tem por objetivo, incentivar a implementação de processos eficazes para prevenção, detecção e respostas a incidentes e eventos adversos, visando a segurança do paciente nas instituições de saúde’, informa Camila.

O Selo é concedido às Instituições que atendem aos critérios de promoção das boas práticas para a segurança do paciente ao notificarem, classificarem e tratarem os incidentes e eventos adversos conforme a legislação RDC 36/2013, com registro no sistema Epimed Monitor Segurança do Paciente, no ano anterior.

Segundo informações do site do IBSP, estudos internacionais indicam que de 4% a 16% dos pacientes hospitalizados em países desenvolvidos são afetados por incidentes relacionados à assistência à saúde, incluindo eventos adversos. A complexidade desses incidentes e seus fatores contribuintes realçam o desafio global que enfrentamos, não apenas em termos de impacto financeiro, mas também no âmbito dos custos humanos e sociais.

Nesse contexto, a gestão de incidentes desempenha um papel fundamental na construção de uma cultura de segurança que priorize a notificação, investigação e a sua abordagem como oportunidade de aprendizado. É essencial envolver toda a instituição — desde a alta gestão até os profissionais da “linha de frente” — para promover uma mentalidade proativa em relação à prevenção e ao aprimoramento contínuo.

A diretora Técnica Assistencial da Fundação Santa Casa, a médica Norma Assunção diz que a premiação é um reconhecimento de que o trabalho está no caminho certo. “A segurança do paciente é um objetivo e uma meta importante para o trabalho assistencial, porque é o norte de fazer uma assistência com a consciência de que não vamos causar dano ao paciente”.

“Quando você trabalha com o plano terapêutico, com uma equipe entendendo os riscos que aquele paciente possa ter, durante a sua jornada dentro da instituição, isso realmente faz com que ele tenha consciência de que o seu cuidado precisa ser seguro”, diz a médica.

“Então tratar sem lesar, acho que é o mais importante do nosso trabalho. É realmente ter todas as medidas às estruturas possíveis e sempre avaliar os riscos para que possamos evitar o dano ao paciente, para que ele venha para a instituição fazer o seu tratamento e saia daqui sem nenhuma complicação relacionada ao seu cuidado. E esse prêmio, que é um reconhecimento, é uma garantia de que estamos indo no caminho certo”. Destaca a doutora Norma.