Você está visualizando atualmente Santa Casa implanta sistema inédito no SUS para avaliação da experiência do paciente

Nas próximas semanas, a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP) passará a contar com um sistema inovador, em instituição pública vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS), para a avaliação da experiência do paciente em relação aos serviços prestados pelo hospital, desde a recepção do paciente até o atendimento em áreas ambulatoriais e de internação.

Por meio de um questionário disponível em tablets, que estão sendo instalados em 12 áreas do hospital, pacientes, acompanhantes e demais usuários da instituição poderão avaliar e opinar sobre os serviços de forma digital e sem precisar se identificar. A assessora de Qualidade e Segurança da Santa Casa, Camila Negrão, considera que o novo sistema de avaliação por meio da experiência do paciente contribui com o processo de melhoria contínua dos serviços de saúde. “, destaca Camila.

“Nossa opção foi por uma estratégia inovadora, inédita para o SUS, tecnológica e sustentável de medir a experiência do paciente através de uma pesquisa de autopreenchimento, ofertada ao paciente através de totens espalhados na instituição. Como vantagem dessa escolha temos a já familiaridade com telas da maioria dos clientes, a rapidez de disponibilização para correção da informação obtida e da não geração de resíduos”, ressalta a assessora.

Camila ainda esclarece que esse  monitoramento eletrônico pode ser feito em tempo real com vantagens como a facilidade e a rapidez na coleta dos dados, levando em consideração as particularidades de cada paciente.

“Cada indivíduo tem suas próprias percepções e necessidades, e precisamos estar atentos a isso para oferecer um atendimento realmente centrado no paciente, pois ao identificar pontos de melhoria, podemos ajustar o atendimento e garantir um serviço cada vez melhor para a população”.

A dona de casa Rosângela Santos, que faz acompanhamento de saúde na Santa Casa há três anos, ficou curiosa e realizou um teste no equipamento que ainda está em fase de implantação.

“Acho a ideia excelente, porque assim o paciente pode falar o que precisa melhorar e o que é de seu principal interesse”, afirmou.

Além do sistema de monitoramento eletrônico da experiência do paciente, a Santa Casa também disponibilizará o processo manual  para usuários que solicitarem.