Você está visualizando atualmente Balanço do 1º semestre mostra a importância da Santa Casa para os usuários do SUS

Os números do primeiro semestre de 2023, são significativos como instituição de referência na região amazônica. Foram realizados 17.738 acolhimentos a mulheres atendidas na Urgência e Emergência Obstétrica da Santa Casa, resultando em 4.565 partos normais e cesáreos. Na área de regulação para internação no hospital, foram realizadas 11.130 internações com 10.987 altas hospitalares. No ambulatório da Instituição foram feitos 42.033 atendimentos e 24.522 procedimentos. Para Norma Assunção, diretora técnica assistencial da Fundação Santa Casa, esses resultados são a comprovação de uma realidade de muito trabalho.

“Realmente em 2023 começamos com a nossa Maternidade lotada, nossa Urgência com uma demanda muito grande, onde o exercício da instituição é fazer esse giro de leito e de atendimento de forma que possamos atender a necessidade de nossa população. É um exercício bem árduo, mas a gente tem trabalhado com a equipe do hospital para desenvolver e enxergar essa necessidade de nossos usuários, de otimizar os nossos processos para que os nossos resultados venham com mais segurança e de uma forma mais ágil. E esse é o objetivo para que possamos ofertar mais leitos à população e ter essa instituição gigante como uma aparelho de utilização de nosso povo”, destaca a diretora da Santa Casa.

Elineth Valente, Coordenadora do Complexo Ambulatorial da Santa Casa, diz que o primeiro semestre foi de muita intensidade. “A Santa Casa é um exemplo de atenção integral à saúde. Realizamos em nossos ambulatórios, no primeiro semestre deste ano, mais de quarenta mil atendimentos e mais de 24 mil procedimentos em pacientes atendidos por nossa equipe multiprofissional”.

“Acompanhamos com excelência desde o atendimento ao pré-natal de risco, a transplantes hepáticos, passando por diversas outras especialidades em pediatria e assistência a adultos. De forma multidisciplinar. Os nossos números mostram a importância da instituição para saúde da população paraense”, enfatiza Elineth.

Sandra Sales, estudante universitária, moradora do bairro Mangueirão, em Belém, recorreu à Santa Casa pela primeira vez e diz que ficou impressionada pelo atendimento. “realizei uma tomografia e ainda este mês retornarei para fazer uma endoscopia e confesso que fiquei feliz com o atendimento. Espero que continuem assim para sempre, pois nós usuários precisamos que o SUS seja fortalecido sempre”.

Retaguarda – Além dos exames de imagens como: Raio X, Tomografia, Ultrassonografia, Eco, Endoscopia, Mamografia e Ressonância, a Fundação Santa Casa realiza os exames laboratoriais que atendem toda a demanda hospitalar e ambulatorial. Neste primeiro semestre de 2023 foram realizados 810.853 exames, média mensal de 135 mil exames que dão suporte nos atendimentos aos usuários que buscam no dia a dia o hospital.

José Roberto Duarte Júnior, da Coordenação de Diagnóstico por Imagem e Endoscopia, diz que os exames, de maneira em geral, são realizados para diagnóstico, para procedimentos a serem realizados em pacientes internados e ambulatoriais. “Os pacientes aqui internados têm uma atenção especial para não comprometer o giro de leito do hospital, proporcionando uma diminuição de intercorrências e ajudando para que novos pacientes tenham acesso à instituição”.

“A Fundação Santa Casa realizou neste primeiro semestre 52.804 exames por imagens, uma média de 8.800 exames/mês. Temos notado um aumento da demanda em torno de 4% ao ano, desde 2018. A instituição fez a aquisição de um mamógrafo digital, em março último, que está em funcionamento, além da inserção de aparelhos de raio X móveis digitais. Um ganho importante para os nossos usuários”, destaca José Júnior.

Ascom – Fundação Santa Casa