Você está visualizando atualmente Em 2022, Santa Casa do Pará investiu na capacitação de profissionais de saúde

Em 2022, Santa Casa do Pará investiu na capacitação de profissionais de saúde

Entre cursos, treinamentos, workshops e palestras foram promovidas 270 atividades de qualificação para contribuir com o desempenho profissional

De janeiro a dezembro de 2022 foram realizadas 270 atividades voltadas à capacitação, treinamento ou atualização dos servidores da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP) tanto  das áreas assistenciais, que prestam  atendimento em saúde à sociedade, quanto para os profissionais lotados nas áreas de apoio e administrativa da instituição,  que garantem a retaguarda para as ações assistenciais.

Nesse período, cada capacitação realizada reuniu dezenas até centenas de servidores. Entre cursos, treinamentos, workshops e palestras foram abordados temas diversos, a exemplo de Suporte Básico de Vida, Aleitamento Materno, Política Nacional de Humanização e Método Canguru.

Também foram abordados temas mais específicos, como Comunicação Difícil em Saúde Projeto Terapêutico, Higienização das Mãos, Treinamento sobre Protocolo de Sepse, Segurança do Paciente e Curso Especializado de Condutor de Veículo de Emergência.

A médica Patrícia Carvalho, que participou do curso de Comunicação Difícil em Saúde, considerou a capacitação como um divisor de águas para a sua vida profissional e pessoal.

“O curso permite um encontro conosco , revisitando nossas dores e exercitando a empatia , além de uniformizar termos e conceitos quanto às fases de doenças , facilitando assim a comunicação entre a própria equipe de saúde. A vivência de imersão durante o final de semana , proporcionada pelo curso , num ambiente seguro , compartilhando fatos da vida pessoal, permitiu também maior conhecimento e integração entre a equipe multiprofissional , aproximando os saberes”, contou a médica.

Além de garantir a capacitação interna da instituição, alguns cursos também geram interesse do público externo e possuem uma agenda anual para dar conta da ampla demanda, como as atividades do Método Canguru, que trata da Atenção Humanizada ao Recém Nascido Prematuro ou de Baixo Peso. Desde 2013, a Santa Casa é certificada como referência estadual de atenção humanizada ao recém-nascido, possuindo uma competência técnica para apoio das capacitações nesse modelo de cuidado multidisciplinar, como explica a médica Vilma Hutim, pediatra da Santa Casa e tutora do Método.

“Capacitamos os profissionais da Santa Casa e também equipes em todas as regiões do Estado, com o método que é baseado em evidências, onde se respeita as especificidades do recém-nascido prematuro principalmente em relação às especificidades de sua anatomia e de sua fisiologia, é um bebê que vai precisar de muito cuidado desde a gravidez, nascimento e posterior ao nascimento para o desenvolvimento de suas funções vitais”, informa a médica.

Outra capacitação na qual o hospital se destaca e que também está ligada aos cuidados com os recém-nascidos é na área de aleitamento materno. Como referência na promoção da saúde da mulher e da criança e como Hospital Amigo da Criança, a instituição, por meio do seu Banco de Leite Humano,  incentiva o aleitamento e  capacita toda a equipe de cuidados de saúde para promoção da prática que é essencial para a saúde dos bebês.

“Nós promovemos treinamentos internos regulares para os nossos residentes e profissionais de saúde da Santa Casa e outros que atuam na rede pública. Além disso, como o banco de leite humano da Santa Casa também é referência do Estado, nós capacitamos tanto a equipe do hospital como também de bancos de leite de outros hospitais distribuídos pelas diversas regiões do Estado sobre aleitamento e também outros aspectos relacionados ao processamento e ao controle de qualidade do leite captado.”, informa a nutricionista Vanda Marvão, referência técnica do Banco de Leite Humano da Santa Casa.

As atividades voltadas à educação continuada e permanente na FSCMP, são coordenadas pela Gerência de Desenvolvimento de Pessoas,  ligada a Coordenação de Gestão de Pessoas da instituição.

“Nossa missão é promover essas ações e também gerir, propor e avaliar as atividades, compreendendo a sistemática de educação que envolve desde o planejamento, organização, mas também a avaliação da efetividade e adesão às capacitações com foco no engajamento do servidor para a tomada de decisão mais assertiva, considerando que o trabalho é um cenário permanente de aprimoramento” afirma Victor Maués, gerente de desenvolvimento de pessoas da Santa Casa.

Além das atividades de capacitação realizadas com recursos e pessoal próprio, a FSCMP realizou e manteve parcerias com outras instituições conceituadas para a qualificação e formação profissional, como o Escola de Governança do Pará (EGPA), o Serviço Nacional do Comércio (Senac) e a Escola Técnica do SUS (Etsus).

Texto de Etiene Andrade / Ascom Santa Casa