Você está visualizando atualmente Em 2022, Santa Casa ganhou doações e novos voluntários dedicados a pacientes

Em 2022, Santa Casa ganhou doações e novos voluntários dedicados a pacientes

Por todo o ano, hospital recebe apoios e parcerias de grupos de amigos, atletas, artistas e organizações que levam alegria e acolhimento a pacientes

Uma das definições de voluntário é “aquilo que depende apenas da vontade”. E vontade de ajudar é o que move dezenas de grupos e pessoas que desenvolvem atividades voltadas a pacientes em tratamento na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP).

Entidades como a Associação Beneficente de Capelania Social ( Abecas), que faz um trabalho de acolhimento espiritual junto aos pacientes e familiares de pessoas atendidas na Santa Casa e também promove atividades lúdicas junto às crianças da pediatria e do serviço de Terapia Renal Substitutiva.

“Nós agradecemos muito a Deus por podermos fazer esse trabalho voluntário juntos às crianças,  levando alegria para os pacientes, pois quando a gente chega eles ficam animados para participar das atividades e realmente esquecem da dor do tratamento”, conclui Éricka Neves uma das voluntárias da Abecas.

A Abecas é uma das entidades sociais que desenvolve ação contínua durante o ano, como o grupo ‘Amar é Servir’, a Associação dos Renais Crônicos e a Associação Multidisciplinar de Apoio Renal, grupo ‘Artesãos Nota Mil’ e grupo ‘Semeando Amor’. E, há também o trabalho voluntários de pessoas comuns e também atletas, artistas e até familiares e amigos de pacientes, que dedicam uma parte do tempo livre para levar alegria e carinho aos pacientes, em datas festivas o Dia das Mães, Dia das Crianças e mesmo no Natal.

Todos realizam programações, que melhoram a vida de crianças e adultos internados ou em tratamento prolongado no hospital, como explica a terapeuta ocupacional, Fernanda Lobato, que atua junto às crianças atendidas na Terapia Renal Substitutiva Pediátrica.

“Esses parceiros só vêm somar proporcionando uma melhor qualidade de vida para as crianças e para as famílias por meio das ações sociais que desenvolvem, onde eles oferecem carinho, alegria, escuta e atividades que tornam a rotina hospitalar mais leve e mais diversificada”, informa a terapeuta ocupacional.

Outras pessoas colaboraram exclusivamente com doações de centenas de fraldas descartáveis e de roupinhas de bebê, entregues às mães de bebês nascidos na maternidade, e, ainda, brinquedos para as crianças da pediatria e até mechas de cabelo, para a confecção de perucas para meninas e mulheres vítimas de escalpelamento.

Neste final de ano, grupos voluntários vão apoiar, novamente a Santa Casa, com ações e doações para as crianças da TRSP, como passeios e festas natalinas.

“Essas ações  também incluem doações  de brinquedos, cestas básicas, materiais de higiene que também atendem uma necessidade básica dessas famílias. E vale ressaltar que tudo o que eles oferecem é de forma voluntária e adequada à nossa realidade hospitalar”, conclui Fernanda.

SERVIÇO

Pessoas, Instituições ou Grupos Voluntários interessados em realizar ações ou doações para os pacientes da Santa Casa podem entrar em contato com a instituição pelo telefone 91 4009.2251.

Texto de Etiene Andrade / Ascom Santa Casa