Você está visualizando atualmente Capacitação e treinamento de profissionais aprimoram atendimento na Santa Casa

Capacitação e treinamento de profissionais aprimoram atendimento na Santa Casa

O hospital com cerca de 500 leitos, tem como foco principal a área materno-infantil, com mais de 700 partos realizados a cada mês

A Santa Casa é uma instituição com 371 anos de trabalhos voltados à saúde da população, além de ser um dos berços da formação de profissionais de saúde da Amazônia. O Hospital encerra, nesta segunda-feira (20), o curso de Ressuscitação Cardiopulmonar dirigido aos profissionais que atuam na área de obstetrícia, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

“Nós temos hoje na instituição,1.238 profissionais que atuam no corpo de enfermagem e a Santa Casa também é um hospital de ensino, então a questão da educação permanente é tratada em todos os níveis. Seja ele no nível da alta gestão e até operacional”, afirma Benedita Rodrigues, gerente geral de enfermagem da Santa Casa.

“Então anualmente nós temos essa capacitação. Onde toda a equipe multiprofissional é capacitada na questão das manobras de ressuscitação cardiopulmonar. A instituição trabalha também no score de deterioração, que é uma ferramenta que nós utilizamos quando esse paciente que está conosco internado começa a apresentar alguma alteração em um dos sinais vitais dele, é um score de alerta”, relata Benedita Rodrigues.

A enfermeira destaca ainda que a equipe tem que estar totalmente preparada para identificar estes sinais e agir. E caso haja a necessidade de entrar com as manobras de ressuscitação cardiopulmonar os profissionais precisam saber como agir nesse momento.

É uma reciclagem permanente. Um dos objetivos estratégicos da instituição é a questão da valorização do indivíduo como ser integral. A questão da educação permanente ela também permeia esse objetivo estratégico. Por isso nós temos esse curso todos os anos na Santa Casa, destaca a gerente de enfermagem do hospital.

Uma das referências na região Norte, do Método Canguru, a Santa Casa do Pará vem, desde 2015, capacitando profissionais de saúde das unidades Básicas da Região Metropolitana de Belém e de outros municípios na prestação de atendimento aos bebês que recebem alta hospitalar, mas precisam de acompanhamento de acordo com as recomendações do método, até alcançarem 2,5 quilos. O ganho de peso adequado para os recém-nascidos está diretamente relacionado à boa saúde e ao desenvolvimento dos bebês.

Segundo a médica neonatologista Vilma Hutim, tutora do Método Canguru e coordenadora da capacitação, a orientação sobre Cuidado Compartilhado, etapa essencial que aproxima a assistência dos pacientes. O acompanhamento é feito três vezes por semana, logo após a alta; duas vezes na segunda semana e uma vez na terceira semana, até completar dois quilos e meio.

“Todo esse cuidado é porque esses bebês têm mais dificuldade para mamar, para respirar, e as famílias saem orientadas da maternidade, mas precisam manter esse acompanhamento”, destaca Vilma Hutim.

O presidente da Fundação Santa Casa do Pará, o médico Bruno Carmona diz que, dentro das diversas ações de saúde desenvolvidas na Santa Casa, busca-se alcançar as vertentes que promovam o bem-estar completo dos nossos usuários em todos os aspectos.

“Temos atividades de prevenção, humanização, orientação, educação, ensino, pesquisa e tratamentos propriamente ditos, inclusive, os de alta complexidade que compõem o perfil de atendimento do hospital. A expertise de nossos servidores é ímpar em todos esses aspectos citados”, destaca Bruno Carmona.

Qualificação – Neste ano de 2021, a Fundação Santa Casa realizou 197 cursos de atualização e reciclagem, entre os quais os do Método Canguru, Aleitamento Materno, Ressuscitação Cardiopulmonar, Brigada de incêndio entre outros. Essas qualificações tiveram a participação de 3.300 pessoas, entre os quais servidores que atuam em Unidades Básicas de Saúde.

Por Samuel Mota (SANTA CASA)