Você está visualizando atualmente Fundação Santa Casa é premiada entre os 15 melhores hospitais públicos brasileiros

Fundação Santa Casa é premiada entre os 15 melhores hospitais públicos brasileiros

Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibros) também premiou o Regional do Baixo Amazonas e Oncológico Infantil Octávio Lobo

Nesta terça-feira (8), a Fundação Santa Casa do Pará ficou em 14º lugar no ranking das 40 hospitais que atendem 100% os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A cerimônia de premiação aconteceu, em Brasília (DF), pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibros), entidade nacional representativa das Organizações Sociais de Saúde (OSS). Junto com a Santa Casa, foram premiados também o Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA) e o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo.

A Fundação Santa Casa concorreu, inicialmente, em um universo de 6.600 hospitais brasileiros, e se destacou entre um grupo seleto de unidades no país. A premiação teve a parceria da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O Hospital Regional do Baixo Amazonas ficou com 11ª colocação, e o Hospital Oncológico Octávio Lobo com a 17ª posição.

Entre os critérios avaliados pelo Ibros, destaque para a infraestrutura, controle de patologias e infecções, internação, higienização, entre outros aspectos relacionados à saúde e cuidado com o paciente.

O secretário de saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, esteve na cerimônia e disse que a premiação resulta do trabalho desenvolvido pela gestão de saúde no Pará. “É gratificante receber essa premiação, esse retorno, mostra que estamos no caminho certo. A equipe como um todo está de parabéns. É um reconhecimento a qualidade e a segurança nos serviços prestados”.

Diretora Técnica Assistencial da Santa Casa, a médica Norma Assunção, representou o presidente da Fundação Santa Casa, no evento, que contou com a presença do secretário de estado de saúde do Pará, Rômulo Rodovalho.

“A Santa Casa é um hospital que tem 372 anos, com 486 leitos”, informou a diretora técnica Norma Assunção, sobre o hospital, vinculado à Secretaria de Saúde (Sespa), com custeio do governo do Pará.

A comissão avaliadora da premiação selecionou os 40 melhores hospitais, com atendimento 100% SUS. Norma Assunção destacou os diferenciais da Santa Casa. “A Santa Casa tem como linha de cuidado prioritário a área materno infantil, referência para o Pará e para os estados vizinhos a nós”.

“Nós optamos há sete anos por trabalhar com a acreditação, visando à qualidade e à segurança de nossos pacientes. Não foi fácil. Mudar a cultura foi algo desafiador, na ocasião, pela opção que a direção do hospital teve. E conseguimos chegar ao ONA 3. Conseguimos incutir na cabeça dos nossos 3 mil servidores, a importância de trabalhar com segurança e com qualidade. E hoje vivemos no trabalho de buscar a experiência do paciente, que, para nós, é fundamental que a família e o paciente saiam satisfeitos, afirmou a médica Norma Assunção.

Ela dedicou o prêmio “ao esforço de todos os profissionais que na Santa Casa trabalham desenvolvendo essa cultura de segurança, essa premiação traz um alento de missão cumprida e para o esforço para manter e melhorar cada vez mais”, disse a gestora.

Deixe um comentário