Você está visualizando atualmente Classe Hospitalar da Santa Casa encerra semana das criança e estudante com atividade lúdica

Brincadeiras, jogos e distribuição de brindes levaram alegria para as crianças em tratamento de hemodiálise na Santa Casa do Pará, na manhã desta sexta, 21.

Como parte das ações da Classe Hospitalar da Seduc em parceria com a Santa Casa, eles tiveram uma programação especial de comemoração ao Dia das Crianças e do Estudante, celebrados no mês de Outubro. A atividade integrou pacientes, acompanhantes e até servidores que participam do dia a dia do setor e puderam viver momentos de descontração, como conta Jaycianne Mendes, mãe do paciente Thiago Silva que há 3 anos faz tratamento no hospital.

“Esse momento da classe hospitalar é fundamental pra saúde mental das crianças que passam muito tempo em tratamento de hemodiálise, que é um momento difícil, mas que com a escola presente traz um pouco da rotina que eles teriam se estivessem fora do hospital e também a brincadeira que faz que eles e a gente que é mãe também esqueça do peso do tratamento”, considera Jaycianne.

A técnica de enfermagem Célia Everton tem longa experiência com hemodiálise, mas encarou o desafio de trabalhar com pacientes pediátricos há apenas um ano. Ela reconhece a importância do funcionamento da Classe Hospitalar que garante atividades para além da terapia renal diária.
“As crianças esquecem um pouco o tratamento e a gente começa a ver que tem os momentos difíceis da hemodiálise em si, mas também tem muitos momentos de alegria e brincadeira em que a gente também interage com as crianças.”, conta a técnica.

Para a pedagoga Roseane Alcântara, que é uma das professoras da Classe Hospitalar em funcionamento dentro da Santa Casa, a comemoração das datas temáticas são importantes do ponto de vista didático e também promovem o lazer para os pequenos pacientes.

” A gente reforça o lado da criança enquanto criança que ela é. Apesar de estar em processo de adoecimento, essa criança tem o direito de brincar, tem o direito de participar de todas as atividades da infância. E a nossa preocupação, enquanto professoras de um espaço diferenciado de escola, é manter todas as atividades adaptadas à realidade que nós temos, para que o nosso aluno se sinta estudante dessa escola que é a Classe Hospitalar”, ressalta Roseane.

A Classe Hospitalar da Seduc em parceria com a Santa Casa está em funcionamento dentro da instituição desde 2009. Atualmente estão sendo atendidos 85 alunos, 26 no Serviço de Terapia Renal Substitutiva e outros 59 nas enfermarias de pediatria.

Texto: Etiene Andrade – Ascom Santa Casa