Você está visualizando atualmente Fundação Santa Casa inicia reforma da área centenária do hospital

Fundação Santa Casa inicia reforma da área centenária do hospital

Começam as obras de revitalização da área centenária no prédio histórico da Fundação Santa Casa do Pará, em Belém.

Dentro do espaço físico da Santa Casa do Pará, no bairro do Umarizal, várias obras estão sendo realizadas para otimizar o local e trazer benefícios para a população que busca os serviços da instituição. O engenheiro civil e gerente de Estrutura Física e Funcional, do hospital, Marcelo Cardoso, relata que as obras da área antiga iniciaram em setembro, e é uma das prioridades dessa gestão.

“Manutenção predial é constante. É uma repaginação dos diversos setores para melhor atender as necessidades da instituição”, destaca o gerente.

Atenta à necessidade de reformas na área centenária da Santa Casa, a gestão atual da Fundação realizou concorrências licitatórias para a execução das obras, como a do Centro de Nefrologia, para conclusão das reformas do bloco 31 e 32.

Outra obra que foi licitada e já está sendo executada é a do bloco 39, que envolve a Casa da Gestante e a enfermaria São Roque, com investimento de R $1,038 milhão. E uma das obras mais aguardadas, a do Complexo Centenário, que abrange parte da Avenida Generalíssimo Deodoro e Rua Oliveira Belo, já está sendo executada, e que tem valor de investimento em R$13,6 milhões.

“A obra já iniciada terá a duração de cerca de 12 meses. É a reforma de toda a área que fica na avenida Generalíssimo e parte que alcança a rua Oliveira Belo. Nesse prédio ficará a área de Ensino e Pesquisa da Fundação Santa Casa, a escola ETSUS, o Espaço Acolher, novos auditórios, parte da área administrativa e enfermarias. Laboratório e enfermaria Santa Maria, enfermaria São Paulo e enfermaria Maria Goreth, relata Marcelo Cardoso.

Para o presidente da Fundação Santa Casa, Bruno Carmona, essa revitalização da área centenária é fundamental para manter a história que começou neste local no final do século XIX.  “Essas questões são fundamentais para melhorar o atendimento à nossa população. O hospital centenário precisa constantemente de revitalização, reforma e adequações para que a gente esteja sempre atendendo as demandas, e com isso as resoluções e normativas dos órgãos controladores da saúde”.

“Com a evolução tecnológica, com evolução dos atendimentos em saúde, nós buscamos fazer esse acompanhamento a cada momento de nossa história. E neste sentido ressalto a parceria incondicional da secretaria de Saúde (Sespa) e da secretaria de Planejamento e Administração (Seplad). No apoio da Sespa, por entender da necessidade que nós temos em manter e melhorar sempre o atendimento em saúde a nossa população e a Seplad, por nos disponibilizar o orçamento financeiro priorizando essas ações dentro da Santa Casa para atendermos melhor a nossa população”, pontua Bruno Carmona.

“É importante também ressaltar o empenho do governador Helder Barbalho que sempre tem destinado recursos de investimento para a Santa Casa. Investimento tanto em obras para readequação de espaços físicos e construção de novos espaços, entre os quais equipamentos hospitalares, para que nós acompanhemos a evolução tecnológica da área da saúde, principalmente na medicina”. Destaca o gestor.

Novos Espaços – Em relação ao prédio em que funcionará o ambulatório de pediatria e o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), as obras já estão finalizadas, só aguardando agora a parte do mobiliário e decoração de ambiente. A previsão para entrega é no final deste ano.