Você está visualizando atualmente Banco de Leite da Santa Casa busca doadoras de leite materno para atender aos bebês internados no hospital

O maior Banco de Leite Humano (BLH) do norte do país, que funciona na Fundação Santa Casa está buscando aumentar seu estoque de leite materno para atender as necessidades de recém-nascidos prematuros de baixo peso, que são atendidos na maior maternidade do Estado. Atualmente a Santa Casa só consegue atender cerca de 37% dos bebês internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e Unidade de Cuidados Intermediários (UCIs) do hospital.

Segundo Vanda Marvão, da coordenação do BLH da Santa Casa, fazendo um comparativo entre os três primeiros meses de 2020 e 2021, houve uma redução de 9%, e que essa diminuição pode ter sido causada por conta da pandemia. “As pessoas tinham medo de receber alguém em casa, mesmo indo só para pegar o leite. A mãe doadora é sempre avisada antes de receber a visita dos nossos parceiros do projeto Bombeiros da Vida. O kit de doação que é entregue para a doadora retirar o leite é totalmente esterilizado”.

Vanda reforça que a doação é segura. E os bombeiros que atuam na coleta externa são esclarecidos quanto ao distanciamento social, ao uso da máscara, do álcool em gel.

Arielly Assunção Pereira, uma das 100 doadoras do BLH, relata que é importante fazer parte dessa rede de apoio. E que a ajuda às mães que, por algum motivo, estão com seus bebês internados na UTI é fundamental. “Para mim ser doadora é algo muito importante e já faz parte da minha rotina. É muito gratificante saber que cada mililitro de leite doado representa saúde e vida para esses bebês”.

“A gente fica com uma sensação muito boa de poder ajudar não só o nosso bebê, mas o das outras mães também. O leite materno é essencial para todas as crianças, e deve ser ofertado todas as vezes que o bebê precisar. Para mim é muito gratificante poder fazer parte dessa rede de apoio. O leite materno salva-vidas, se puder doar doe”, diz Arielle Pereira.

Parceria – Diretora Técnica Assistencial da Fundação Santa Casa, a médica Norma Fonseca diz que a parceria com as mães que tenham o excedente de leite é fundamental para o Banco de Leite Humano, que faz o processamento para ajudar as crianças internadas na área de neonatologia do hospital.

“É um ato de amor que não tem preço, essas mães ajudam a salvar as crianças e não precisam se preocupar em vir até aqui. Os nossos parceiros do Corpo de Bombeiros vão até elas para que seja coletado esse leite de uma forma segura. É um ato de solidariedade dessa mãe doadora que representa muito para o crescimento saudável de nossas crianças aqui internadas”, diz a médica.

Serviço – Para doar seu leite excedente basta ligar para 4009-2212/4009-2311/4009-0375, ou entrar em contato pelo WhatsApp (91-988996326), ou pelos e-mails https://santacasa.pa.gov.br/cadastro-banco-de-leite/  e projetobombeirosdavida@hotmail.com