Você está visualizando atualmente Integrantes da Cipa da Fundação Santa Casa tomam posse para o biênio 2020-2022

Integrantes da Cipa da Fundação Santa Casa tomam posse para o biênio 2020-2022

A cerimônia de posse da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), nesta sexta-feira (09), foi bastante concorrida, contou com servidores e gestores do hospital. A abertura do evento no auditório do hospital contou com a participação do “Coral Vida e Saúde Maria Helena Franco”.

Para Sonia Malheiro, técnica de segurança do trabalho, que conduziu o processo de escolha da CIPA a atuação de cada integrante dessa nova Comissão busca estreitar com seu trabalho junto aos servidores e Instituição, na prevenção de acidentes. “A Santa Casa é gigante e tem uma complexidade enorme e há uma necessidade de olhar mais próximo das situações de riscos. Fazer prevenção em todas as ambiências e o Cipeiro está naquele ambiente de trabalho e ele traz essa demanda para a Cipa. O importante é criar uma cultura prevencionista na Santa Casa. A Cipa é uma comissão que é exigida por conta das certificações que o hospital possui”, enfatiza Sonia.

Walda Valente, diretora de Planejamento, Orçamento e Gestão da Fundação deu posse à Comissão da CIPA e agradeceu aos servidores que muitos voluntariamente se candidataram, e a gente sabe que o trabalho da Cipa é de prevenção a acidente, e precisa ter muita disponibilidade e força de vontade para fazer parte desse serviço, que é um serviço voluntário para a instituição.

“É de uma responsabilidade tamanha porque sob a dedicação deles estão cerca de três mil servidores. E a importância de trabalhar a prevenção de acidente dentro de uma instituição secular como é a Santa Casa é fundamental. Assim como a gestão no apoio para ajudar no que for necessário, pensando no bem-estar e na valorização da saúde do trabalhador”, destaca Walda.

Carolina Zahluth, psicóloga da Santa Casa e investida como presidente da Cipa, diz que em primeiro lugar é cuidar dos servidores. E a importância é fazer crescer o lugar do servidor dentro da Santa Casa, desenvolvendo a segurança e a saúde do trabalhador, empoderando essas pessoas por sua segurança, porque nós somos um time de servidores. Para isso é importante nos capacitarmos para lutar pelo direito que é a segurança do trabalho.

Carolina que assume a gestão 2020/2022 da Cipa, relata ainda que agora é fazer o levantamento do que está errado e do que pode melhorar e desenvolver uma luta para conquistar os direitos de segurança.

Para a médica Helena Reis, integrante da Cipa, fazer parte da Comissão é importante não só para prevenção de acidentes dos nossos servidores como também para a segurança dos nossos pacientes aqui internados. Nós fazemos a prevenção para que os servidores não sejam expostos a riscos biológicos, como também o nosso usuário seja provido de segurança a hospitalização e nos cuidados durante o seu atendimento.

A Comissão Interna de prevenção de acidentes da Santa Casa

Integrantes – A comissão da CIPA é composta de 36 membros, sendo 18 eleitos e 18 indicados: presidente – Carolina Zahluth; Helena Reis, Lilian Miranda, Valquiria do Espirito Santo, Robson Silva, Lina Magno, Joel dos Santos Cuta, Suelene Geor, Ana Cleide Borges, Emilly Sousa.

Suplentes: Eder Almeida, Antônio Paz, Kelvia Gondim, Regina Lima, Maria da Graça Mendes, Cely Paiva, Ricardo de França, Irlanir de Sousa, Sonia Malheiro

Membros Eleitos: Vice-presidente – Maria do Socorro Gomes, Ana Cleide Barroso, Vicente Maciel, Sonia de Oliveira, Tania Pantoja, Arlete dos Santos, Denize do Rosário, Jesus Coutinho, Maria Barbosa, Narciza Lima.

Suplentes: Aline Soares, Lucileia Monteiro, Maria Correa, Robson da Costa, Andrea Nascimento, Regina de Araújo, Maria Helena Rodrigues, José Carlos de Siqueira