Você está visualizando atualmente Santa Casa do Pará realiza oficina aos servidores sobre a importância da Educação Financeira

Santa Casa do Pará realiza oficina aos servidores sobre a importância da Educação Financeira

O segundo Workshop de Educação Financeira na Santa Casa, promovido pelo Programa Viva, busca preparar o servidor para sua vida diária no contexto econômico. O objetivo é oportunizar aos servidores que estão próximos da aposentadoria momentos de reflexão e planejamento em relação ao futuro.

A oficina foi ministrada pelo engenheiro de computação Fabrício Almeida. Que esclarece de maneira simples como deve ser o dia dia e como viver com a ajuda da educação financeira. “O ideal é que o processo de educação financeira comece na infância, só que nas gerações passadas não houve isso. Então essa oficina é mais para dar um norte de como a pessoa deve poupar, o que é necessário e o que não é. Poupar o que é desnecessário, por exemplo aquela promoção que está sendo ofertada, não é uma forma de poupar. Muito pelo contrário é um gasto porque é um produto que você não precisa. Então muita gente não tem esse discernimento”.

“Muita gente sem educação financeira está entrando em cheque especial, cartão atrasado, fazendo empréstimo. É muita gente endividada com os bancos e às vezes é conta pequena que faz com que a pessoa fique negativado”. Fabricio diz ainda que oficinas assim são essenciais para o ser humano.

“O trabalhador precisa ser orientado a ter um fundo de reserva, fundo de oportunidades, tem que ter uma segunda renda em diante. A tendência hoje é a pessoa estudar um pouco mais sobre a questão da educação financeira. Os participantes da oficina ficam atentos o tempo inteiro às explicações. São questionamentos e casos que fazem a oficina ficar muito dinâmica. É uma troca de experiências entre os participantes interessante”, destaca Fabrício.    

Lucinéia Wanzeller, técnica de enfermagem da Fundação Santa Casa, diz que uma oficina como essa é fundamental, principalmente para nós que estamos próximos da aposentadoria. “É uma oportunidade, porque tem coisas que a gente não sabe. Eu não sabia a parte financeira, o dinheiro cai na mão e vai todo embora, não sabia o que fazer. A gente pega uma quantia e diz meu Deus o que fiz com o que ganhei ? E a oficina é fundamental para esclarecer como poupar, como guardar e onde aplicar. Pelo menos para mim é muito útil. Agora sei como ajustar o orçamento familiar”.

 

A médica Maria do Socorro diz que esse evento do “Viva” prepara o servidor principalmente aqueles que estão próximos de sua aposentadoria. E a preparação de ter uma outra renda é fundamental. “Você reconhece suas habilidades e ter uma outra forma de complementar a sua renda é importante, além do convívio social. Conseguir transportar atribuições para outros tipos de ações, como atividades físicas, atividades de ajuda humanitária é muito importante para a saúde mental”.

Liene Câmara, enfermeira diz que uma oficina como essa proporciona uma nova visão de campo. “A gente vê novas opções, pensa que só é poupança quando a gente sabe que têm várias opções, mas não entendemos e aqui já começa a esclarecer melhor, abrir novos horizontes para aplicar recursos. E oficinas como essa são muito válidas. Orientação de como sanar as dívidas para depois começar os investimentos para uma renda extra”.

Edilene Doria, enfermeira e integrante do Programa Viva, diz que a oficina sobre Educação Financeira surgiu após perceberem que grande parte dos servidores está com endividamento. “Por isso buscamos implementar ações que visem por exemplo o empeendedorismo. É  o despertar para a reorganização educacional e financeira de todos nós servidores. É o pontapé inicial que vai levar à reflexão em que ponto está errando, o que pode fazer para melhorar”.

“Com isso pretendemos realizar cinco oficinas de Educação Financeira, neste segundo semestre.Isso aí é para levar conhecimento, despertar o servidor público que ele pode, sim, melhorar a sua vida buscando investir por meio da educação financeira”, destaca Edilene.  

Programa Especial – O Programa Viva que é uma iniciativa da Coordenação de Gestão de Pessoas da Fundação Santa Casa, com abordagem de temas sobre o significado do trabalho e da aposentadoria, planejamento financeiro, aspectos legais, ciclo vital, prevenção da saúde e bem-estar e qualidade de vida dos servidores.

A oficina de educação financeira  é uma ação especial  para trocar ideias sobre benefícios nas atividades econômicas para um maior entendimento dos servidores sobre os benefícios da economia, além de tirar dúvidas sobre a aplicação de rendas.

Deixe um comentário