Santa Casa do Pará realiza capacitação para evitar óbitos por AVC e PCR

A Santa Casa do Pará realizou, na última segunda-feira (26), capacitação para evitar óbitos maternos ocasionados por acidente vascular cerebral (AVC) e parada cardiorrespiratória (PCR). O evento foi direcionado à equipe da tocoginecologia e outros profissionais interessados em identificar pacientes com síndrome hipertensiva especifica da gravidez (SHEG) e risco de AVC, assim como prevenir e tratar choque séptico e realizar suporte básico de vida na PCR.

A médica obstetra e presidente do comitê de mortalidade materna, Gislania Ponte Frances Brito, explicou que os temas foram escolhidos com base nos óbitos ocorridos na instituição. “O objetivo é melhorar cada vez mais a assistência às nossas gestantes, e para isso estamos capacitando nossa equipe multiprofissional para identificar os pacientes com SHEG e risco de AVC, e assim alcançar a meta de óbito zero com nos meses de março e maio deste ano”, destaca a médica.

Nayra Moraes, médica residente de ginecologia e obstetrícia da Santa Casa, falou na importância da capacitação para evitar óbitos por parada cardiorrespiratória devido a hemorragia puerperal. “É importante a gente saber identificar as causas para poder evitar que a gestante chegue a ter uma parada cardiorrespiratória ou acidente vascular cérebral por complicações no parto. Principalmente às pacientes que tem pré-eclâmpsia na gestação, o que pode ocasionar algum déficit neurológico”, explica a médica.

A Santa Casa de Misericórdia do Pará é referencia no Estado para gravidez de alto risco.