Você está visualizando atualmente Santa Casa orienta as futuras mamães sobre os itens que devem ser levados para a maternidade no dia do parto

No hospital, onde ‘Todo o dia é Dia das Mães’ também são recebidas doações de itens do enxoval de recém nascidos e produtos de higiene pessoal que são destinados a pacientes carentes.

Uma das perguntas mais comuns nas redes sociais e site da Santa Casa do Pará, a maior maternidade do Estado, é sobre que itens pessoais levar para a maternidade no dia do parto. Uma dúvida frequente entre as mães, especialmente as de primeira viagem.

Os muitos cuidados exigidos com a saúde durante a gestação, a ansiedade da espera, e todas as outras atividades que ocupam o tempo das mulheres, muitas vezes deixam essa preocupação para a última hora e algumas acabam se perguntando já a caminho da maternidade, quando nem sempre dá tempo de providenciar o que é necessário a tempo.

No caso de Sorrane Oliveira de 21 anos, foi o inesperado parto prematuro que a pegou desprevenida, quando ela chegava a 34ª semana de gestação.

Moradora de Igarapé-Açu, ela começou a sentir cólicas na sexta-feira, 29 de abril, mas como já estava com a consulta do pré natal marcada em seu município para esse dia, ela compareceu e foi avaliada pelo médico que a examinou e informou que ainda não era o trabalho de parto e que ela não precisava se preocupar. Como a dor continuou no dia seguinte, ela resolveu procurar novamente atendimento, só que no município vizinho.

“ A dor foi piorando e na segunda fui para uma consulta em Castanhal, onde viram que eu já estava em trabalho de parto e me encaminharam pra cá pra Santa Casa. Não deu tempo de eu arrumar nada, vim com a roupa do corpo e a minha bebê sem nada. Minha tia, que estava me acompanhando precisou sair para comprar as fraldas e uma outra parente veio depois trazendo as roupinhas que ficaram enormes, porque ela é muito pequenina”, conta Sorrane.

Assim como Sorrane, muitas mães que chegam a maternidade da Santa Casa são pegas de surpresa e em alguns casos, por serem moradoras de municípios de difícil acesso, nem sempre os parentes e acompanhantes conseguem trazer logo os seus pertences. É aí que ajuda vem de outras mães que muitas vezes partilham itens pessoais ou até mesmo parte do enxoval dos pequeninos. E há também casos em que a ajuda só é possível por conta da solidariedade de pessoas externas, que deixam suas doações na Santa Casa sabendo que em algum momento elas podem ajudar algum paciente.

A assistente social, Elizabeth Freira é a referência técnica do serviço social na Santa Casa e atende a pacientes da maternidade. Ela considera o gesto de doar itens do enxoval do bebê como uma iniciativa que colabora para resolução de uma necessidade imediata

“A criança que nasceu precisa de agasalho, de conforto, de roupas. O simples que se torna dentro do contexto de internação algo importante para esta criança e sua mãe, pois algumas, infelizmente, não tiveram acesso ao básico que é o enxoval para o recém-nascido”, explica Elizabeth que também exemplifica como a ação de voluntários consegue garantir o acesso ao enxoval.

“Nós recebemos doações de pessoa física, inclusive temos uma pessoas que faz doação de roupas para bebê, fraldas e material de higiene mensalmente, e este gesto se apresenta como sinônimo de solidariedade, ato que vai além do reconhecimento da situação, ato de compreensão, de ajuda.”, esclarece.

Os interessados em fazer doações de fraldas descartáveis ou outros itens de enxoval de bebê, além de artigos de higiene pessoal – como creme dental, sabonetes de escova de dente, podem entrar em contato com o serviço social do hospital, por meio do telefone: 4009.2372.

Já para as mães que podem se preparar para a chegada do bebê, reunimos algumas dicas feitas pela equipe de enfermagem da maternidade da Santa Casa sobre quando deve ser preparar e o que deve estar presente nas bolsas da mãe e do bebê para uma estadia tranquila.

QUANDO ARRUMAR A BOLSA PARA MATERNIDADE?

-30 Semanas para gestação de risco;
-35 Semanas para gestação de risco habitual.

O QUE A MÃE DEVE LEVAR PARA A MATERNIDADE?
– Produtos de higiene pessoal como:
– Sabonete líquido;
– Creme dental;
– Escova de dente;
– Sutiã de alça larga;
– Pacote de absorvente pós-parto;
– Roupas leves como vestidos, camisolas;
– Calcinhas confortáveis de cintura alta;
– Sandália simples de borracha;
– Toalha de banho;
– Cobertor;
– Sacola para roupas sujas.

Além de documentação: cartão da gestante, documento de identidade, cartão SUS, comprovante de residência, exames e USG do pré-natal.

O QUE CONTER NA BOLSA DO RECÉM-NASCIDO?

– 4 a 6 conjuntos de roupinhas;
– 4 a 6 pares de meias e luvas;
– 2 a 4 roupinhas;
– 1 cobertor e 1 manta;
– 1 toalha macia;
– 1 sabonete neutro;
– 4 a 6 fraldas de tecido;
– 1 pacote de fralda descartável RN ou P;
– Pacote de algodão em bolas;
– Pente ou escova apropriada;
– Creme para assaduras;
– 1 caixa de cotonetes;
– 4 a 6 sapatinhos de tecido.

Se prematuro ou com risco de internação, aumentar quantidade.