Você está visualizando atualmente Novo ambulatório da Santa Casa garante conforto e acessibilidade

Novo ambulatório da Santa Casa garante conforto e acessibilidade

O espaço assegura consultas especializadas de cirurgia ginecológica, infanto puberal, planejamento familiar, entre outras

Aos 36 anos, Éricka Vasconcelos está em sua segunda gestação. Por ter apresentado pressão alta foi encaminhada para o pré-natal de alto risco da Santa Casa e ao vir às consultas regulares, ela já vêm observando as mudanças que a reconstrução do Ambulatório da Mulher, ainda em andamento, está traz para as pacientes;

“O espaço está ficando melhor, mais amplo. Antes a gente ficava muito juntas aguardando em um corredor estreito, Agora está mais espaçoso e também mais fresquinho, pois agora está bem refrigerado”, afirma Éricka.

Já dona Maria Helena Lobo, 62 anos, nasceu nas Santa Casa, teve seu filho mais velho na maternidade e há 4 anos é atendida no Ambulatório da Mulher. A paciente é só elogios para as melhorias.

“A gente ficava lá fora e sentia muito calor, pois muitas de nós já estamos na menopausa. O atendimento médico sempre foi muito bom, por isso a gente nem reclamava. Mas agora melhorou tá tudo fresquinho, ficando muito bonito. É bom ver que no SUS podemos ser atendidas num lugar confortável e bem cuidado”, declara a paciente.

A obra do Ambulatório da Mulher da Santa Casa do Pará que deve ser concluída até o final deste mês foi orçada em R$ 174.788,62. A reconstrução garantirá um espaço mais amplo, adaptado e arejado para mais de 50 profissionais e centenas de mulheres atendidas mensalmente no ambulatório. A gerente ambulatorial da Santa Casa, Elineth Braga relata que a obra garante uma nova ambientação, acessibilidade e conforto para os pacientes e equipe.

“Estamos melhorando nosso espaço de espera e consultórios, com climatização adequada, acessibilidade planejada, cuidados estruturais que garantam a segurança de pacientes e servidores. A obra era esperada há anos, e acreditamos que será um primeiro passo para ampliação desejada”, informa a gerente que destaca que o atendimento realizado no ambulatório da mulher se agrega à missão da Santa Casa, que é a de “cuidar da vida das pessoas gerando conhecimento”.

“Nosso ambulatório atende mulheres de todo o estado e gera conhecimento, como prática supervisionada de alunos e residentes da área de saúde. Ajudamos a formar médicos e equipe multiprofissional para atuar na atenção à saúde da mulher”, destaca a gerente.

Entre os serviços prestados no ambulatório da mulher estão consultas especializadas de cirurgia ginecológica, infanto puberal, planejamento familiar, patologia cervical, mastologia, endocrinologia e pré-natal de alto risco, considerado o carro chefe do ambulatório.

O atendimento envolve mais 50 profissionais de várias categorias e especialidades, como médicos, enfermeiros, assistentes sociais , psicólogos , fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e administrativos distribuídos nos turnos da manhã e tarde.

Entre os ruídos e deslocamentos causados pelas adaptações para a realização da obra, que segue acelerada, a técnica de enfermagem, Rita Costa, recepciona as pacientes e as encaminha para o atendimento dentro do ambulatório. A técnica, que ingressou em 2002 na Santa Casa e viu o espaço ser inaugurado seis anos depois, está otimista com as melhorias.

“Fazia tempo que a recepção do ambulatório era pequena para a quantidade de pacientes. Estávamos precisando mesmo de ampliar e melhorar o local. Agora estamos na expectativa de ver o ambulatório todo reformado, pronto para melhorar ainda mais o atendimento às pacientes”, afirma a técnica.

Em 2021, foram realizadas mais de 20 mil consultas e atendimentos no Ambulatório da Mulher. A previsão é que a reconstrução do espaço seja concluída até o final de maio, juntamente com outras obras voltadas à melhoria do atendimento ao público do hospital.

Texto Etiene Andrade (Ascom – Santa Casa)