Você está visualizando atualmente Balanço da Santa Casa sobre as ações do ‘julho amarelo’ têm um alcance positivo

Balanço da Santa Casa sobre as ações do ‘julho amarelo’ têm um alcance positivo

Os eventos de conscientização sobre as hepatites virais, por conta do julho amarelo, beneficiaram mais de três mil pessoas

A Fundação Santa Casa fez o encerramento do julho amarelo (mês da luta contra as hepatites virais), com duas ações. A primeira no Shopping Grão Pará, em Belém,  e a última na Praça central do hospital com uma programação extensa. A ação alcançou mais de 3000 pessoas com testagens, orientações e distribuição de preservativos, sendo realizados 2.726 testes rápidos. As ações também proporcionaram rodas de conversas e orientações de prevenção e tratamento das hepatites virais.

As atividades foram coordenadas pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica em parceria com o “grupo de fígado” da Santa Casa, objetivando celebrar o mês alusivo ao combate às Hepatites Virais, considerando que a Fundação Santa Casa é referência no tratamento das doenças hepáticas.

Tamires Tupinambá, enfermeira e assessora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar da Santa Casa, relata que as ações contaram com a participação da equipe multiprofissional da Santa Casa, onde foram ofertados serviços de saúde como orientações sobres as hepatites virais, distribuição de preservativos e autotestes para HIV, aferição de sinais vitais e testagem e aconselhamento para hepatites B e C, HIV e sífilis.

”Avaliamos que essas ações de conscientização são de extrema importância para aproximar a Santa Casa da comunidade, contribuindo com a promoção de saúde no contexto amazônico. Combater as Hepatites Virais é prevenir a grande demanda por necessidade de transplantes hepáticos e outros tratamentos especializados”, enfatiza Tamires.

Referência – Na Fundação Santa Casa funciona o Centro Estadual de Referência ao Tratamento de Doenças Hepáticas, com certificação pelo Ministério da Saúde (MS), e que acolhe os casos mais complexos em que o paciente precisa ser referenciado para o tratamento especializado de doenças do fígado em casos avançados e transplante hepático. Hepatite é uma doença silenciosa e considerada potencialmente grave, com risco evolutivo para cirrose, câncer de fígado e até necessidade de transplante do órgão.

Débora Onuma,médica infectologista do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar da Fundação Santa Casa, reforça a importância de eventos como esses oferecidos pela instituição. “Fizemos várias orientações ao público com relação à prevenção, vacinação, tratamento, encaminhamento necessários relacionados a hepatites virais”.

“É um assunto bem pertinente que é a prevenção das hepatites virais, já que pode ser uma doença que pode causar vários danos à saúde dos indivíduos, podendo levar até cirrose e doenças crônicas e até tumores no fígado. O evento envolveu muito participação do público. Foram feitas diversas testagens para o vírus de hepatite B e C e teve muita interação com as pessoas, levando orientação adequada em relação à prevenção às hepatites virais”, destacou a médica infectologista.