Você está visualizando atualmente Governo entrega novo Espaço Acolher e Enfermaria femina Maria Goreth

Governo entrega novo Espaço Acolher e Enfermaria femina Maria Goreth

Pacote de entregas do Estado demonstra o compromisso do governo do Pará com a qualificação dos serviços prestados na saúde pública paraense

O governador Helder Barbalho e a vice-governadora, Hanna Ghassan, entregaram, nesta terça-feira (23), as obras de reconstrução e modernização do Espaço Acolher e da Enfermaria Maria Goreth, na área centenária da Fundação Santa Casa, em Belém. Na oportunidade, Helder Barbalho também celebrou a efetivação de 323 novos servidores e o novo sistema de energia fotovoltaica da Santa Casa.

“Estamos dando continuidade na reconstrução de toda a estrutura deste prédio centenário da Santa Casa. Neste momento entregando mais uma ala de enfermaria, permitindo com que tenhamos um espaço de acolhimento para o atendimento que aqui ocorre. Também hoje, de maneira muito especial, entregando um espaço para aqueles que sofreram escalpelamento e necessitam de um acompanhamento em um ambiente familiar”, explicou o governador Helder Barbalho. Os investimentos da obra foram de R$ 3 milhões.

O chefe do Executivo estadual também informou que a Santa Casa do Pará está em processo de reforço do quadro de funcionários.

“Estamos efetivando mais de 323 colaboradores que chegam para colaborar com a sua qualidade funcional, com o profissionalismo, com a excelência do atendimento que transforma esse hospital cada vez mais em uma referência”, informou Helder Barbalho.

O governador também comemorou a implementação do sistema de energia fotovoltaica. Um investimento de R$ 12,3 milhões. “Estamos implementando esse novo sistema que é sustentável, com energia renovável, que reduz as emissões e, acima de tudo, também gera economia para o Estado. Quando se gasta menos recursos, se economiza para que esses recursos possam ser revertidos em investimentos de infraestrutura para melhorar o atendimento na Santa Casa”, salientou.

Todos os espaços estão climatizados, com novos mobiliários e eletroeletrônicos, proporcionando mais conforto aos usuários. “Olha, pra mim esse espado é de grande importância, né, na minha vida, porque a minha filha tá se recuperando, tá sendo bem atendido, graças a Deus”, relata Dilsilene Ferreira, moradora de Portel, mãe de Maria Madalena Ferreira Alves.

Nova Enfermaria e Humanização

Já a Enfermaria Maria Goreth ocupa uma área de 508m², tendo  21 leitos, sendo um de isolamento. O local foi divido em cinco espaços cada um com quatro leitos, banheiros privativos, climatização, além de novos mobiliários e equipamentos.

“Fizemos uma importante requalificação. Era uma enfermaria que já existia, num dos blocos antigos, que estava totalmente desativada, e nós fizemos o projeto de requalificação, mantendo as fachadas no padrão antigo, no padrão original da Santa Casa, do Bloco Centenário, e por dentro, obedecendo todas as novas regulamentações”, pontua o presidente da Fundação Santa Casa, Bruno Carmona.

Durante a entrega das duas obras, nesta terça-feira, o governador Helder Barbalho apresentou à paciente, Priscila Ketley Pantoja, os novos aposentos que ela irá ocupar. E ela agradeceu. “É uma grande conquista, porque até então estávamos em um lugar que não era bom, tanto em condição. Agora, a gente tem a tão sonhada enfermaria, graças ao governador. Gratidão”, disse.

Energia limpa

O presidente da Fundação Santa Casa, Bruno Carmona, falou sobre o novo sistema de energia fotovoltaica do Hospital, que conta com uma usina de 675 kWP, com a instalação de mais de 1.2000 placas solares e um banco de baterias de 600 KW, podendo gerar uma economia futura de 30% no consumo atual de energia elétrica.

“São 12,3 milhões de investimentos em 12 mil placas que geram 500 watts por dia no banco de baterias. É uma economia de aproximadamente R$ 150 mil por mês”, detalha Bruno Carmona.