Você está visualizando atualmente Governo do Estado entrega Centro de Ensino e Nova UTI Pediátrica e anuncia mais investimentos para a completa reestruturação da Santa Casa até 2026

Somados os investimentos nos dois espaços totalizam quase 12 milhões e vão beneficiar os usuários do SUS e contribuir com a qualificação de profissionais de saúde que atuam em todo Estado.

O Governador Helder Barbalho inaugurou na tarde de hoje, 28, a nova UTI Pediátrica São Damião com uma área de 347 metros quadrados que oferece 10 leitos, todos devidamente equipados com aparelhos de ponta para atendimento às crianças e que teve investimentos no valor R$ 3.2 milhões; e também o Centro de Estudos e Treinamento em Saúde (CETS) da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP), que ocupa uma área de 2.135 metros quadrados no setor centenário da Fundação Santa Casa, onde foram investidos R$ 8.6 milhões.

O CETS engloba auditório com capacidade de 168 lugares, salas multiuso, toda parte administrativa do ensino e pesquisa e laboratório de simulação realística. A ala ocupada mantém externamente características com todos os traços arquitetônicos peculiares do século passado.

O presidente da Santa Casa, Bruno Carmona, ressaltou a importância dos espaços entregues para a qualificação dos serviços prestados pela instituição .

” A entrega da UTI pediátrica amplia o atendimento à sociedade realizado pela rede estadual de saúde que atende 100% SUS e o Centro de Estudos vem reforçar a nossa missão de cuidar das pessoas gerando conhecimento, pois já somos reconhecidos pelo Ministério da Educação e Ministério da Saúde como um hospital de ensino que já tem atividades voltadas para o ensino em saúde, com as residências médica e multi, recebemos alunos de quase todas as instituições de ensino superior que atuam no Estado, somos o hospital universitário da Universidade do Estado do Pará e hoje a gente entrega um equipamento de altíssimo padrão”, afirma Carmona.

O governador Helder Barbalho inaugurou e visitou cada espaço das novas instalações e considerou os investimentos como mais um avanço do governo na modernização da Santa Casa, com a ampliação do número de leitos pediátricos e a qualificação da área educacional da Fundação. De acordo com o governador, mais investimentos serão aplicados nos próximos dois anos no hospital, a fim de ampliar e agregar ao serviço de saúde.

“Os investimentos nas melhorias da Santa Casa continuam. Temos o desafio de reestruturar e reconstruir um hospital centenário que está em funcionamento, e por outro lado o desafio de garantir esses investimentos e nós já estamos autorizando novos investimentos para que até 2026 nós possamos estar com 100¨% da Santa Casa modernizada, ampliando os leitos e todos os serviços com investimento em equipamentos, investimento em pessoal e cuidando das pessoas”, afirmou o governador.

Durante a cerimônia o governador recebeu das mãos do presidente da Santa Casa , o selo internacional Qmentum Internacional, um dos maiores programas mundiais de excelência e acreditação em saúde, desenvolvido a partir da experiência de mais de 60 anos do Programa Canadense de Acreditação e Segurança do Paciente – Accreditation Canada International, e apresentou aos presentes outros investimentos recentes voltados à qualificação dos serviços como a Central de Monitoramento, que permite acompanhar em tempo real todos os indicadores assistenciais do hospital; o Escritório de Experiência do Paciente, que visa melhorar a hospitalidade aos usuários internados e o Programa Bem Viver, voltado aos cuidado com os servidores em suas atividades diárias.

Ampliação do Ensino – A Fundação Santa Casa atualmente oferece, em nível de pós-graduação, os programas de Residências Multiprofissional (Coremu) e Médica (Coreme). O programa de residência médica tem duração de dois a três anos, e envolve 12 áreas: pediatria, cirurgia pediátrica, ginecologia e obstetrícia, clínica médica, cirurgia geral, radiologia, neonatologia, nefrologia pediátrica, anestesiologia, hepatologia, medicina intensiva adulto e medicina intensiva pediátrica.

A Residência Multiprofissional (Coremu), da Santa Casa, que é mais recente, oferece residências em torno de dois anos para profissionais formados em fisioterapia, enfermagem, terapia ocupacional, farmácia , psicologia, serviço social e nutrição.