Você está visualizando atualmente 643 mil atendimentos na área de saúde realizados pela Santa Casa no 1o semestre deste ano

643 mil atendimentos na área de saúde realizados pela Santa Casa no 1o semestre deste ano

A Fundação Santa Casa encerrou o último semestre mantendo um atendimento bem significativo nos diversos setores do hospital aos usuários do SUS no estado do Pará.

Durante os seis primeiros meses deste ano a equipe multiprofissional da Fundação Santa Casa do Pará realizou  643.183 atendimentos, proporcionando aos usuários da instituição um acolhimento de qualidade. Durante esse período, 18.107 mulheres foram atendidas na área de Urgência e Emergência Obstétrica (UEO); 4.578 crianças nasceram na Santa Casa. Uma média de 763 nascimentos/mês. Foram realizados 16 transplantes de órgãos (oito renais e oito hepáticos), em pacientes atendidos pelo hospital.

Para Ezilene Souza, enfermeira da UEO, a Santa Casa é uma referência na região norte para atendimento de média e alta complexidade obstétrica. Mas muitos pacientes de baixa complexidade, que poderiam estar em outros hospitais que atendem o baixo risco, terminam buscando a instituição. “A gente imagina que seja também por conta do serviço que são ofertados na maternidade. Nós temos uma urgência obstétrica de porta aberta. Então essas pacientes se sentem bem, mais seguras quando chegam aqui”.

“A Santa Casa é uma referência para essa população. Aqui, nós recebemos a paciente, fazemos o acolhimento, muitas vezes algumas vêm por uma necessidade de apenas uma orientação que poderia ser dada no pré-natal, algum exame básico que poderia ser também dado na rede básica, mas aí elas nunca encontram esse apoio, elas procuram o nosso serviço para ter essa resposta”, informa Ezilene.

A área de cirurgia geral da Santa Casa fez 3.169 cirurgias, entre adultas e pediátricas (média de 528 cirurgias/mês) e o Complexo Ambulatorial (Ambulatório da Mulher, Pediátrico, Prematuro, Cirurgia, Fígado, Clínico e Fissurados) realizou 78.192 atendimentos.

Elineth Valente, coordenadora do Complexo Ambulatorial da Fundação Santa Casa, reforça a importância dos milhares de atendimentos. “É um número muito significativo, mas não é só um número, é a representatividade da importância desta instituição para a saúde da população paraense. A Santa Casa hoje é uma referência, e o ambulatório aqui tem especialidades que são de ponta e profissionais altamente qualificados. E isso é comprovado nos números que nós apresentamos”.

“Quem está dentro da Santa Casa, quem é atendido pelo Ambulatório da Santa Casa, está satisfeito com certeza. Temos uma oferta limitada para uma alta demanda, mas acreditamos que dentro do papel de referência a Santa Casa o faz com qualidade. Nós agradecemos muito aos nossos profissionais, porque os profissionais da Santa Casa também, além de competência, têm dedicação, então o resultado do trabalho é buscar o melhor. E em termos ambulatoriais, nós não temos dúvidas de que hoje a Santa Casa representa um dos maiores e melhores atendimentos do norte do Brasil”, destaca Elineth.

“A Santa Casa tem como linha de cuidados prioritários a área materno infantil, referência no Pará e para os estados vizinhos a nós. Nós optamos há sete anos por trabalhar com a acreditação, visando a qualidade e a segurança de nossos pacientes. A importância de trabalhar com segurança e com qualidade é vivenciada no trabalho de buscar a experiência do paciente, que para nós é fundamental que a família e o paciente saiam satisfeitos positivamente com o que a Instituição os oferece”, enfatiza a médica Norma Assunção, diretora Técnica Assistencial da Santa Casa.

 

Relevância nos atendimentos – Em relação aos últimos seis meses de 2024, a Santa Casa realizou 480.424 exames laboratoriais (pacientes internados e ambulatoriais) e 54.157 exames de imagens (pacientes internados e ambulatoriais), entre os quais RX, mamografia, ultrassonografia, endoscopia, ressonância. Além de 2.342 sessões de diálises nas crianças atendidas na área de Nefrologia Pediátrica, cuja referência no estado é a Santa Casa.

Bruno Carmona, presidente da Fundação Santa Casa, diz que a instituição entrega, em nível de excelência, todo o serviço de saúde à população ao qual se destina, com carro-chefe na atividade materno infantil, mas também com atendimentos em alta complexidade. “Consultas especializadas, transplantes, exames de imagem, entre outros, e a gente consegue ter um corpo de servidores extremamente qualificado para atender a demanda do nosso estado. Temos muito a comemorar os nossos números e sabemos da responsabilidade que temos no decorrer deste ano e pelos anos futuros em entregar cada vez mais produtos, serviços de alta qualidade e em nível de excelência à população do estado do Pará”.

Paralelamente aos atendimentos assistenciais, a Fundação Santa Casa do Pará, por meio da área de nutrição e dietética fez a entrega de 683.188 refeições (fornecimento de seis refeições/dia aos pacientes internados e aos acompanhantes de pacientes). Uma média de 3.790 refeições/dia.

Certidões – Em relação ao atendimento do Núcleo do cartório do 2o ofício, que funciona na Santa Casa, foram expedidos no último semestre 2.198 registros de nascimentos. Os cinco nomes mais registrados do sexo feminino foram: Maria, Vitória, Ana, Sofia e Maitê. E os cinco nomes do sexo masculino foram: Gael, Gabriel, Ravi, Miguel e Lucas.

Para fazer a certidão da criança, que é de graça, os pais casados precisam apresentar cópia e original da Carteira de Identidade e da Certidão de Casamento, além do número do CPF e o CEP da residência. Já os pais que não são casados, devem apresentar RG (Identidade) original e cópia, CPF, além do comprovante de residência.

O Núcleo do Cartório funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12h, e das 14h às 16h.

Deixe um comentário