Você está visualizando atualmente Programas na Fundação Santa Casa do Pará fortalecem a campanha do ‘Janeiro Branco’

A campanha ‘Janeiro Branco’ é uma iniciativa que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde mental. Ela surgiu como uma resposta à necessidade de promover reflexões sobre a vida, relações, objetivos e passados, com foco no início do ano.

O objetivo é alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. As doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, abuso de substâncias e traumas. Nessa relação entram também os transtornos de humor, esquizofrenia e o transtorno bipolar.

Para a psicóloga Klaudia Sadala, da coordenação técnica do programa ‘Saúde Mental Bem Viver’, cuidar de quem cuida tem sido uma importante bandeira levantada pelo hospital há algumas décadas, porém em 2022 o programa estratégico ‘Bem Viver’, foi sendo desenvolvido para atender uma demanda emergente de processos de adoecimentos das pessoas em todo o mundo e mais ainda dos profissionais de saúde que passaram pelo estresse da pandemia da Covid-19.

“O bem-estar emocional e a qualidade de vida são fatores imprescindíveis para todas as pessoas conseguirem realizar suas atividades de forma equilibrada e com qualidade. Neste sentido, trabalhar a temática do Janeiro Branco em um hospital materno infantil com quase 3 mil trabalhadores, além de residentes, estagiários e trabalhadores terceirizados é pensar em ações que completem estes vários públicos e a complexidade do trabalho hospitalar e de um hospital escola”, destaca a psicóloga.

Ações diretas – O programa ‘Saúde Mental Bem Viver’ contempla ações realizadas pelos subprogramas da área de Gestão de Pessoas (Gesp), entre os quais:

Gesp Por Toda Casa: projeto de intervenção nos espaços de trabalho através de escuta e acolhimento dos servidores, quanto às questões de saúde mental, estresse no trabalho, auxiliando os processos de integração, gerando bem-estar;

Plantão Psicológico: modalidade de atendimento psicológico cujo objetivo é realizar atendimento emergencial de forma a trabalhar o desconforto emocional sentido pelo indivíduo, para que este consiga elaborar adequadamente essas emoções e pensamentos, visando melhora na sua qualidade de vida;

Casa Delas: projeto voltado para promover o desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres servidoras da FSCMPA, fomentando, através dos espaços de diálogo, a reflexão sobre o contexto da mulher na sociedade brasileira, com temas que perpassam sua vivência e impactam sua qualidade de vida;

Florescer: é um projeto que busca promover escuta, partilha e cuidado da dor de quem está vivenciando o processo do luto, visando respeitar a dinâmica interna de cada indivíduo, redescobrir e reforçar a confiança diante de um processo delicado. Será um espaço de acolhimento, para alívio da dor psíquica, cujas ações serão rodas de escuta e interação;

PICS: são práticas integrativas e complementares do SUS, reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), voltadas também para prevenir diversas doenças no campo da saúde mental. Essas práticas como Reiki e a Auriculoterapia são oferecidas e aplicadas pela Saúde do Trabalhador (CGSAT) aos servidores da Santa Casa.

“Estas ações ocorrem o ano todo e além disso tempo atividades específicas para as lideranças da Santa Casa, para que possam identificar e prevenir situações de sofrimento emocional e prejuízos à saúde mental”, informa Klaudia Sadala.

Cuidados – A psicóloga Klaudia Sadala, dá dicas desses cuidados, com a saúde mental. Entre eles: Uma atividade física que faça sentido para a pessoa, que ela tenha afinidade com essa atividade física. Que ela permita um momento de descompressão emocional. “Manter uma alimentação equilibrada. Melhorar a rotina de sono. A higiene do sono é extremamente importante para a saúde mental. O sono é um regulador da nossa saúde mental e é importante que ele esteja equilibrado”.

“Atividade de socialização, que faça você se sentir pertencente a grupos, que você se sinta identificado com esses grupos. Além de construir relações significativas, relações profundas, estar próximo de pessoas que você confia, que você pode contar, que te geram apoio emocional. E melhorar a relação com as telas, tanto o celular, tablet, como o TV”, destaca a psicóloga.

Klaudia destaca ainda, que o equilíbrio entre atividade física, alimentação, conexão afetiva, conexão espiritual também, investimento na conexão espiritual. Estar em ambientes abertos, contato com a natureza, todos esses elementos podem trazer e gerar um bem-estar na qualidade de vida e equilíbrio na saúde mental.