Você está visualizando atualmente Santa Casa do Pará realiza 1,2 milhão de atendimentos em 2023

Santa Casa do Pará realiza 1,2 milhão de atendimentos em 2023

Ao longo desse período, 35.107 mulheres foram atendidas na área de Urgência e Emergência Obstétrica

A Fundação Santa Casa encerrou o ano de 2023 mantendo um atendimento com excelência aos usuários do SUS no Estado do Pará. Ao todo, foram realizados 1.202.124 atendimentos nos diversos setores do hospital e ambulatórios.

A equipe multiprofissional da proporcionou aos usuários da instituição um acolhimento de qualidade durante o ano passado. Ao longo desse período, 35.107 mulheres foram atendidas na área de Urgência e Emergência Obstétrica; o hospital internou 22.924 pacientes. Foram realizados 8.910 partos (3.556 normais e 5.354 cesáreas). Uma média de 742 partos por mês. A Casa da Gestante realizou o atendimento direto de 229 mulheres.

A área de cirurgia da Santa Casa fez 5.483 cirurgias (Adulto -2.691 e Infantil – 2.792) e o Complexo Ambulatorial  (Ambulatório da Mulher, Pediátrico, Prematuro, Cirurgia, Fígado, Clínico e Fissurados) realizou 154.489 atendimentos.

Elineth Valente, coordenadora do Complexo Ambulatorial da Fundação Santa Casa, reforça a importância dos cerca dos mais de 154 mil atendimentos. “Esse é um número muito significativo, mas não é só um número, é a representatividade da importância desta instituição para a saúde da população paraense. A Santa Casa hoje é uma referência, e o ambulatório aqui tem especialidades que são de ponta e profissionais altamente qualificados. E isso se reverbera nos números que nós apresentamos”.

“Quem está dentro da Santa Casa, quem é atendido pelo Ambulatório da Santa Casa, está satisfeito com certeza. Temos uma oferta limitada para uma alta demanda, mas acreditamos que dentro do papel de referência a Santa Casa o faz com qualidade. Nós agradecemos muito aos nossos profissionais, porque os profissionais da Santa Casa também, além de competência, têm dedicação, então o resultado do trabalho é buscar o melhor. E em termos ambulatoriais, nós não temos dúvidas de que hoje a Santa Casa representa um dos maiores e melhores atendimentos do norte do Brasil”, destaca Elineth.

“A Santa Casa tem como linha de cuidados prioritários a área materno infantil, referência no Pará e para os estados vizinhos a nós. Nós optamos há sete anos por trabalhar com a acreditação, visando a qualidade e a segurança de nossos pacientes. Não foi fácil, pois é um hospital público com servidores do estado e que a gente precisaria provocar neles a sensação desta mudança. Mudar a cultura foi algo desafiador, na ocasião, pela opção que a direção do hospital teve”, destaca a médica Norma Assunção, diretora Técnica Assistencial da Santa Casa.

“A importância de trabalhar com segurança e com qualidade é vivenciada no trabalho de buscar a experiência do paciente, que para nós é fundamental que a família e o paciente saiam satisfeitos positivamente com o que a Instituição os oferece”, informa a diretora.

Atendimentos Expressivos – Ainda referente ao ano de 2023, a Santa Casa realizou 859.398 exames laboratoriais (pacientes internados e ambulatoriais) e 104.862 exames de imagens (pacientes internados e ambulatoriais), entre os quais RX, mamografia, ultrassonografia, endoscopia, ressonância. Além de 5.531 transfusões e 5.191 sessões de diálises nas crianças atendidas na área de Nefrologia Pediátrica, cuja referência no estado é a Santa Casa.

José Roberto Júnior, coordenador de Diagnóstico por Imagem e Endoscopia, relata que o ano de 2023 foi de aquisições importantes para o setor. “Conseguimos instalar e colocar em funcionamento mais uma tomografia computadorizada. Nós tivemos ainda a aquisição de dois carros digitais, carrinhos de raio X portáteis digitais”.

“Foi também feito a implantação do resultado de exames e imagens, via site da instituição, que é transformado em realidade e representa um ganho importante na área econômica. É uma produção menor de papel fora a parte ambiental, a parte de sustentabilidade. E para o paciente, que pode acessar de qualquer lugar onde haja internet. Isso representa economia de tempo e dinheiro, pois o usuário não precisa vir até a Santa Casa pegar o resultado de seus exames”, informa José Júnior.

Bruno Carmona, presidente da Fundação Santa Casa, diz que 2023 foi um ano bem interessante para a instituição, em que tivemos um volume de investimentos em obras físicas, equipamentos, novos serviços bem robustos, com total e incondicional apoio do governo do estado, da Secretaria de Saúde (Sespa) e da Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad). “Nós mantivemos todos os atendimentos do hospital e ampliamos em relação a 2022, em tudo aquilo que a Santa Casa é demandada nas políticas de saúde e definidas pelas autoridades, pelos órgãos competentes”.

“Hoje a Santa Casa entrega, em nível de excelência, todo o serviço de saúde à população ao qual se destina, com carro-chefe na atividade materno infantil, mas também com atendimentos em alta complexidade. Consultas especializadas, transplantes, exames de imagem, entre outros, e a gente consegue ter um corpo de servidores extremamente qualificado para atender a demanda do nosso estado. Temos muito a comemorar os nossos números de 2023 e sabemos da responsabilidade que temos em 2024 e pelos anos futuros em entregar cada vez mais produtos, serviços de alta qualidade e em nível de excelência à população do estado do Pará”, enfatiza o gestor.

Alimentação – Em 2023, paralelamente aos atendimentos assistenciais a Fundação Santa Casa do Pará, onde funciona uma das maiores maternidades do Brasil,  fez a entrega de 1.337.834 refeições (fornecimento de seis refeições/dia): 868.330 (aos pacientes internados) e 469.504 (aos acompanhantes de pacientes). Uma média de 3.716 refeições por dia.

Deixe um comentário