Você está visualizando atualmente Estado investe R$ 4,2 milhões no atendimento da Fundação Santa Casa

Estado investe R$ 4,2 milhões no atendimento da Fundação Santa Casa

Maior maternidade pública do Pará recebeu, do governo estadual, equipamentos de última geração para assistência a bebês e mães

Durante o ano de 2023, o governo do Pará investiu R$ 4,2 milhões, em equipamentos de suporte avançado à vida. Foram adquiridos para a Fundação Santa Casa do Pará 10 unidades de berço aquecido para o Centro Obstétrico e UTI’s Neonatais. Os berços mantêm a temperatura corporal de recém-nascidos prematuros ou doentes, garantindo um ambiente térmico controlado para ajudar no desenvolvimento e na recuperação dos nenéns.

Foi adquirido também o craniotomo, utilizado em cirurgias de coluna, crânio, otorrinolaringologia, ortopedia e outros procedimentos cirúrgicos. Com a tecnologia patenteada e projetada para proporcionar um desempenho eficiente, o craniotomo assegura melhorias ergonômicas para permitir fácil manobra na sala de cirurgia, projeto de controle do pedal para permitir o acesso fácil e seu reposicionamento.

A Santa Casa também recebeu sete novas incubadoras neonatais também vão ampliar a prestação do serviços das UTI’s e garantir a monitorização completa do RN (recém-nascido). Os equipamentos foram adquiridos com balança integrada e sistema de oximetria de pulso integrado, além de suporte ergonômico para ajuste de altura do leito.

Foram adquiridas também duas máquinas de peróxido de hidrogênio: o Sterrad 100NX all clear, que é o último e mais moderno modelo, com validações para diversos materiais cirúrgicos e, para cirurgia robótica, com tempo de 24 minutos de esterilização.

Além da compra de um Microscópio de Neurocirurgia com fluorescência, com câmera 4K, que permite que os cirurgiões visualizem facilmente os procedimentos em altíssima resolução e auto balance – exclusivo sistema de balanceamento automático que permite deixar o equipamento pronto para utilização em poucos segundos, somente com o acionamento de um botão. A Fundação Santa Casa foi o primeiro Hospital do Pará a ter fluorescência e câmera 4K.

“A instituição fecha o ano com vários equipamentos de suporte avançado de vida que permitem que nossa equipe assistencial atenda, cada vez melhor, os nossos usuários naquilo que é demandado para o hospital. Agradeço a colaboração de todos os servidores, além da participação essencial do governo estadual, que não tem medido esforços para destinar os recursos de investimento para Santa Casa com a participação da Secretaria de Planejamento (Seplad) e da Sespa”, destaca Bruno Mendes Carmona, presidente da Fundação Santa Casa.

Neonatologia e Qualificação dos Servidores

Em média, são realizadas 200 altas por mês das crianças internadas na área de neonatologia da Santa Casa. Para garantir uma assistência de excelência, a instituição investe na capacitação da sua equipe multiprofissional em técnicas cientificamente comprovadas, que garantam a esses bebês o menor tempo possível de internação, cumprindo todos os protocolos de atendimento necessários, de forma humanizada e segura para a melhor evolução dos pequenos pacientes.

A atual gestão implantou 30 aparelhos de fototerapia para tratamento dos recém-nascidos internados no hospital, que apresentam icterícia, quando há aumento da concentração de bilirrubina no sangue do bebê, resultando em pele, olhos e mucosas mais amareladas. Quinze equipamentos foram distribuídos para o Alojamento Conjunto (Alcon), 10 para a Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e cinco para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Esses novos aparelhos foram importantes para atender as necessidades das crianças assistidas pela área de neonatologia da Santa Casa. Segundo a médica Salma Saraty, gerente da Neonatologia do hospital, eles são utilizados no tratamento da icterícia neonatal, que tem seus riscos, principalmente o dano cerebral. Dessa forma, o aparelho de fototerapia é uma prevenção para esse dano cerebral que a icterícia pode causar, como atrasos no desenvolvimento neuromotor da criança.

“Dos bebês que nascem no alojamento conjunto, daqueles que não são prematuros, cerca de 10%, precisam desse equipamento diariamente para tratar de icterícia no hospital. Esse é o aparelho mais moderno que se tem para tratamento da doença, porque ele possui uma radiância muito mais eficaz. Ele trata melhor e mais rápido a icterícia”, explica a médica.

De acordo com a Santa Casa, uma das vantagens da nova tecnologia é referente à validade, que varia conforme a responsabilidade da equipe que vai usar manuseá-la, no caso, a equipe de enfermagem e a de engenharia na realização das manutenções preventivas anuais dos equipamentos.

Para fazer o acompanhamento da eficácia dos aparelhos, o engenheiro clínico Maurício da Silva conta com o apoio de oito técnicos, cada técnico é responsável por um setor específico para fazer a ronda. “Todos eles percorrem o hospital. Na ronda verificamos se o equipamento está sendo utilizado corretamente, se apresentou algum problema, se a equipe está precisando de algum treinamento, alguma dúvida sobre o uso correto do equipamento. E isso é feito por nossa equipe diariamente e comunicada alguma intercorrência para a gerência da área”, finaliza o engenheiro.