Você está visualizando atualmente Santa Casa tem protocolos de prevenção da transmissão de HIV de mãe para filho

Santa Casa tem protocolos de prevenção da transmissão de HIV de mãe para filho

Em 2023, até o mês de novembro, 9220 pacientes foram testadas na UEO da Santa Casa e, até o momento, 22 tiveram o diagnóstico positivo para HIV

A Santa Casa de Misericórdia do Pará possui um protocolo de prevenção da transmissão do HIV de mãe para filho. De acordo com a enfermeira Carmem Peixoto, assim que as gestantes chegam no hospital, elas são submetidas a um teste rápido. “Independente delas já tere sido testadas durante o pré-natal ou não, ao chegarem na Urgência e Emergência Obstétrica, da Santa Casa, as gestantes em trabalho de parto passam por teste rápido. Após isso, só dispensamos àquelas que tem HIV positivo e apresentam toda a documentação que comprove que estão efetivamente em tratamento”.

Carmem é coordenadora da Unidade de Urgência e Emergência Obstétrica(UEO), setor da Santa Casa que no ano de 2022, realizou quase 10 mil testes rápidos, 200 positivos para HIV, destas 172 de mulheres referenciadas testadas no pré-natal e 28 diagnosticadas com o teste rápido durante a triagem. Em 2023, até o mês de novembro, 9220 pacientes foram testadas na UEO da Santa Casa. Até o momento, 22 tiveram o diagnóstico positivo para HIV.

Além dos testes durante a triagem, as gestantes que recebem o diagnóstico também realizam o teste de carga viral que pode determinar quais serão os próximos passos a serem realizados durante o parto, como forma de minimizar os riscos da transmissão vertical do HIV, explica a médica Marília Luz, gerente da maternidade da Santa Casa.

“O protocolo é indispensável, pois ajuda a reduzir o risco de transmissão do HIV entre mãe e bebê, mas, os estudos mostram que o mais importante é fazer um bom pré-natal e nesse período tomar medicamentos para manter essa carga viral indetectável ou abaixo de mil”, explica a médica.

Abaixo de mil significa que a carga viral é menor que mil cópias do vírus por ml de sangue. Segundo o protocolo instituído na maternidade da Santa Casa, as condutas no parto se diferenciam conforme a carga viral e estado clínico da gestante e do bebê e englobam o manejo das complicações obstétricas, a indicação da via de parto – se vaginal ou cesárea, com os cuidados específicos a serem tomados para cada tipo de parto; a definição do esquema profilático que será usado para cada caso; e, depois do parto, os cuidados no puerpério.

Alta Farmacêutica Assistida

Como parte dos cuidados pós-parto, a Santa Casa realiza desde 2021 a Alta Farmacêutica Assistida, que consiste em fornecer à mãe com HIV, informações sobre o esquema profilático para o bebê. É o momento no qual são dadas informações como a preparação e administração dos medicamentos, o correto armazenamento, interações e incompatibilidades de medicamentos ou com nutrientes, reconstituição do medicamento, armazenamento e sobretudo da eficácia da terapêutica se realizada corretamente.

Uma jovem que deu à luz ao seu segundo filho em novembro na Santa Casa, faz tratamento contra o HIV desde a primeira gestação e recebeu a alta da farmacêutica da Santa Casa.

“É importante, pois no ato da alta, é repassado orientação acerca dos medicamentos do esquema profilático aos responsáveis pelo recém nascido, conscientizando sobre a adesão ao tratamento para que o bebê não desenvolva a doença, contribuindo assim para eliminação da transmissão vertical do HIV”, ressalta a farmacêutica, Ana Nísia Aragão, responsável pelo procedimento na instituição.

Ao ter alta, além das orientações personalizadas dadas pela farmacêutica, a paciente também recebe uma cartilha de informações. Este ano foram realizadas 96 altas farmacêuticas assistidas para recém nascidos na Santa Casa. De 2021 até agora 287 bebês iniciaram o esquema profilático com a orientação farmacêutica.