Você está visualizando atualmente Santa Casa participa do XVIII Congresso de Transplantes em Santa Catarina

Santa Casa participa do XVIII Congresso de Transplantes em Santa Catarina

O Congresso Brasileiro de Transplantes acontece em Florianópolis, no estado de Santa Catarina até este sábado (30/09), e a Fundação Santa Casa marca presença com uma equipe de profissionais da área de transplante do fígado, composta por médicos e enfermeiras. No evento foi feita a apresentação do ‘relato de caso sobre o primeiro transplante de fígado’, ocorrido na Santa Casa em 2023, tendo a equipe da Santa Casa como protagonista neste cuidado.

No Congresso que está inserido o XVII Encontro de Enfermagem em Transplantes, teve a apresentação de um trabalho sobre transplante pelas enfermeiras do transplante de fígado: Lucyete Chada, Tatiane Lobato e Maria Belém, que também é diretora das áreas de Apoio da Fundação Santa Casa. Participam ainda do Congresso, os médicos Rafael Garcia e Fernanda Garcia.

Segundo Maria Belém é importante reforçar que o trabalho dos profissionais da Santa Casa no transplante de fígado é fundamental em todos os processos de cuidado aos pacientes. “Processo de gestão, de credenciamento do serviço. Além dos processos assistenciais de cuidado ao paciente transplantado, no pré e pós-operatório e seguimento de acompanhamento ambulatorial. E destacar ainda o processo de integração de diversas áreas do hospital, além do processo de ensino para capacitação dos profissionais de enfermagem e medicina”.

A edição deste ano, do XVIII Congresso de Transplantes, está sendo sediada na cidade de Florianópolis, de 27 a 30 de setembro, no Centro Sul, e reúne uma seleção de palestrantes nacionais e internacionais que estão abordando assuntos científicos relacionados a transplantes de órgãos, compartilhando casos e conhecimentos.

Criada em 1986, a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) é uma sociedade médica civil, sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal estimular o desenvolvimento de todas as atividades relacionadas com transplantes de órgãos no Brasil, contribuindo para o estabelecimento de normas, além de criação e aperfeiçoamento de legislações relacionadas ao assunto.