Você está visualizando atualmente Paciente de transplante renal recebe alta na Santa Casa, após 7 meses internado

Paciente de transplante renal recebe alta na Santa Casa, após 7 meses internado

Leandro Juan Rodrigues Alves, estudante de 15 anos, recebeu alta hoje. Ele fez seu transplante em 17 de dezembro de 2022 e após sete meses internado recebeu alta hospitalar. Foram dias de muitos desafios e vitórias, como relata a médica Thais Serra, nefrologista da Fundação Santa Casa. “Ele teve muitas intercorrências pós transplante. Teve um sangramento após seu 5o dia transplantado. Mas ele é um menino forte, que superou todas as nossas expectativas, depois de ter uma complicação que foi uma infecção por citomegalovírus que é o que o manteve internado até hoje”.

“Ele chegou a fazer um ciclo de tratamento e teve que iniciar outro ciclo. Teve 140 dias de um segundo tratamento. Ele recebeu alta com infecção zerada. É um sonho abrir o exame dele na última semana e enxergar indetectável (vírus zerado). Por isso faço questão de estar presente nessa alta hospitalar. Pois ele faz parte de minha formação acadêmica e eu queria estar presente aqui na sua alta”. Relata a médica emocionada.

Risalba Maciel, mãe de Leandro relata a felicidade de receber a alta hospitalar de seu filho. “É um ganho muito importante retornar à nossa casa em Castanhal. Leandro começou a fazer diálise em 2017 e após esses anos vamos comemorar uma nova fase em nossas vidas. Em setembro Leandro vai completar 16 anos, esperamos que sejam tempos de saúde para todos nós”.

Leandro Alves, relata a sua felicidade de ter ganho um novo rim e de ter sido tratado na Santa Casa com uma equipe de alta competência. “agradeço a todos os profissionais envolvidos com a minha saúde e a possibilidade de retornar aos estudos na escola de Castanhal, onde curso o primeiro ano do ensino médio. Agora a minha expectativa é viver uma nova vida, graças a uma família que doou os órgãos de alguém para salvar outras vidas como a minha. Agora vou poder ficar mais em casa e aproveitar mais a vida”.

Alerta – Atualmente 26 crianças com doença renal crônica recebem acompanhamento no Serviço de Terapia Renal Substitutiva Pediátrica  (STRSP) da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará ( FSCMP), necessitando de diálise e outros tratamentos.

Entre as funções dos rins estão as de regular a pressão arterial, filtrar o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo e ainda produzir hormônios que evitam a anemia e doenças ósseas, entre outras.

Além da realização dos exames de rotina periódicos, os cuidados com a saúde do órgão também envolvem a prática de exercícios físicos, controle do colesterol, glicose, do peso e da pressão arterial.

É muito importante também evitar o uso de medicamentos sem indicação médica, e o consumo em excesso de sal , além da ingestão de alimentos embutidos –  como presuntos e apresuntados, linguiças, salames, salsichas, entre outros.

Ascom – Fundação Santa Casa