Você está visualizando atualmente Santa Casa homenageia servidoras com mais de cinco décadas dedicadas à instituição

Sexto hospital mais antigo do Brasil em atividade e maior maternidade pública da região norte, com mais de 700 partos por mês e atualmente com 486 leitos ativos para diversas especialidades, a Santa Casa atende os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), é porta-aberta para obstetrícia e referência para casos de média e alta complexidades não só da área, como também para neonatologia.

O testemunho vivo desse crescimento pode ser referendado na história de duas Marias, servidoras dedicadas no decorrer de suas vidas, que foram afastadas para o processo de suas aposentadorias: Maria José de Moraes Rodrigues (75 anos) e Maria das Graças de Alfaia Ferreira (74 anos).

Uma das servidoras mais antigas da Santa Casa, a Agente de Saúde Maria José de Moraes Rodrigues, de 75 anos, 53 dos quais dedicados ao hospital. Iniciou suas atividades em março de 1970. “Aqui foi meu único emprego. Comecei na enfermaria de isolamento (área de doenças infecto contagiosas), depois com fechamento dessa área fui para a enfermaria cirúrgica Santa Maria e terminei meu ciclo no Espaço Acolher (local que recebe pacientes vítimas de escalpelamento)”.

“Nunca faltei ao serviço e nesse hospital conheci meu marido e constituí minha família. Tive três filhos, hoje formados pela universidade e que ajudam na força familiar. Só tenho que agradecer a Deus e a Santa Casa, pois vivi e ainda vivo hoje a minha história nesta instituição”, relata Maria José.

Maria das Graças, Agente de Saúde, servidora da Santa Casa por 51 anos, destaca que a Santa Casa representa tudo em sua vida profissional. “Aqui foi meu primeiro emprego, com o que ganhava aqui criei meus filhos, com minha força de trabalho e meu reconhecimento construí minha casa. A Santa Casa é tudo para mim sob as graças de Deus”, diz emocionada Maria das Graças.

A diretora Técnica Assistencial da Fundação Santa Casa, Norma Assunção, diz que a Santa Casa, por ser uma instituição secular, e o primeiro hospital desse Estado é palco expressivo e referência da história e dedicação de muitos servidores em benefício de nossa população.

“50 anos de trabalho em uma instituição como a nossa é algo que pode festejar mesmo, porque foram anos da vida dessa pessoa, da juventude dessa pessoa, entregues ao serviço público para os nossos pacientes. Quanto que elas contribuíram ao longo desses anos, além do amor que têm pela instituição. São exemplos reais que a gente tem que seguir. A nossa juventude que está entrando agora, precisa se inspirar nesses profissionais que deixaram seu legado, deixaram a sua marca dentro da instituição. Isso é muito bonito”. Destaca Dra Norma Assunção.

Para homenagear as duas servidoras que vão se aposentar, O Programa Viva, realizou um café com prosa na área centenária da Santa Casa. Segundo Edna Raiol, da coordenação do Programa Viva, “os servidores da Santa Casa, podem esperar todo apoio no que for necessário para facilitar esse processo de passagem para o pós-carreira. É uma iniciativa da Coordenação de Gestão de Pessoas da Fundação Santa Casa, com abordagem de temas sobre o significado do trabalho e da aposentadoria, planejamento financeiro, aspectos legais, ciclo vital, prevenção da saúde e bem-estar e qualidade de vida dos servidores”.

“O Programa contribui no planejamento para a aposentadoria e no reconhecimento do serviço prestados por esses servidores à instituição, valorizando o tempo de dedicação, comprometimento dos mesmos ao longo de sua vida profissional. Elas são um exemplo para os demais servidores que estão ingressando na Santa Casa”, reforça Edna Raiol.

Programa especial – O Programa Viva Aprendendo tem como objetivo atender os servidores da Fundação Santa Casa, a partir de 60 anos ou faltando até cinco anos para se aposentar por meio de atividades educativas que visam à preparação para a passagem do estágio de trabalho para o pós-carreira (aposentadoria). No Programa são oferecidas atividades educativas, culturais, saúde e lazer que garantam a idealização e implementação de um “projeto de vida” para a nova etapa.

“O projeto existe desde 2006 e desde então vem preparando nossos servidores para a aposentadoria. Em 2023 estão planejadas, ainda, palestras, círculos de integração, cursos, oficinas, gincanas, passeios e cerimônia de certificação dos servidores que se aposentarão este ano”, informa Tassia Galvão, coordenadora de Gestão de Pessoas da Fundação Santa Casa.