Você está visualizando atualmente Capelinha da Santa Casa recebe luz verde em homenagem ao Dia do Meio Ambiente

Capelinha da Santa Casa recebe luz verde em homenagem ao Dia do Meio Ambiente

Fundação prima por ações sustentáveis, a exemplo da utilização de 60 placas solares para pré-aquecimento de água encanada para o banho de bebês

A Fundação Santa Casa, no bairro do Umarizal, em Belém, homenageia o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado, nesta segunda-feira (5), com uma iluminação verde especial na fachada da tradicional Capelinha, e, ainda, na área da calçada externa do hospital, nas ruas Oliveira Belo, Generalíssimo Deodoro, Bernal do Couto e 14 de março.

O citado quadrilátero que cerca a Santa Casa tem 43 árvores, a exemplo de mangueiras plantadas seculares. Para Danilo Vieira, comerciante e acompanhante de um paciente do hospital, “as árvores representam qualidade de vida para todos nós, proporcionando sombra e até frutos, no caso das mangueiras, que saciam a fome de muita gente, e durante todos os anos essas árvores são muito importantes para nós que passamos por aqui”.

O prédio da Fundação Santa Casa é ambientado em meio a árvores e plantas para proporcionar bem-estar. Na área interna do prédio estão centenas de plantas das mais diversas espécies e 73 árvores, entre elas, há mangueiras, jambeiros, palmeiras, açaizeiros e castanholas.

Captação da água da chuva

O hospital usa sistema de captação de águas da chuva para reutilizar nos vasos sanitários dos banheiros. Também dispõe de 60 placas solares para pré-aquecimento de água encanada para o banho de bebês. O armazenamento das águas pluviais é um exemplo do uso sustentável da instituição.

Carlos Gilberto da Silva, diretor administrativo e financeiro, da Fundação Santa Casa, diz que a gestão conduz com rigor a questão do consumo e do reaproveitamento da água na instituição de saúde.

“Temos dois poços artesianos que fazem com que a gente deixe de utilizar a água da Cosanpa, no atendimento tanto da Unidade Almir Gabriel quando no prédio Centenário. Além disso, nós temos o aproveitamento de água pluvial, em que a água que é captada da chuva abastece os nossos banheiros. E isso faz com que a gente reduza o consumo de água da Cosanpa em aproximadamente 10%. Fora os ajustes nos equipamentos, como calibração e manutenção que fazem com que a gente diminua o desperdício do uso de água no hospital. São medidas essenciais para o uso racional da água que utilizamos em nosso dia a dia, que fazem a diferença no decorrer do tempo”, explica o diretor Carlos Gilberto.

As 60 placas instaladas na unidade Almir Gabriel, que aproveitam o calor do sol para pré-aquecer a água, usada no banho dos recém-nascidos nas enfermarias e alojamentos conjuntos, representam uma economia de até 15% na conta mensal de energia elétrica do setor do hospital.

Reciclagem –  O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado hoje, se concentra em soluções contra a poluição plástica com o mote #CombataAPoluiçãoPlástica. Um alerta sobre o excesso do uso de plástico.

Referência em Saúde da Mulher e da Criança, a Santa Casa do Pará é um hospital público, com a realização de atendimentos de urgência e emergência obstétrica, internações, atendimentos ambulatoriais, cirurgias e exames laboratoriais e de imagem.

Esses atendimentos geram resíduos para o meio ambiente, por isso, a instituição se preocupa com a saúde do meio ambiente. A enfermeira Adriana Moreira, responsável pelo Núcleo de Controle da Infecção Hospitalar da Santa Casa destaca ações dessa natureza.

“O Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde (PGRSS) da Fundação Santa Casa possui ações sólidas dentro da instituição, resultando na diminuição de 43% do resíduos infectantes do ano de 2020 para 2021, e em 22% de 2021 para 2022. Favorecendo não apenas diminuição de custos para o hospital como também menor impacto para o meio ambiente”, disse Adriana Moreira.

“O programa também possui 2 cooperativas de recicláveis cadastradas que recebem, anualmente, em torno de 22 toneladas de papelão e 10 mil bombonas plásticas, oriundos do almoxarifado e da terapia renal do hospital. Evitando com isso que esses resíduos sejam descartados inadequadamente no meio ambiente. Estas cooperativas possuem ações sociais com 250 famílias por meio de atividades da reciclagem destes materiais”, informa Adriana

Aleitamento e sustentabilidade – Outras ações desenvolvidas pela Santa Casa, que promovem a saúde do indivíduo e do meio ambiente, são o incentivo ao aleitamento materno, assim como à doação de leite humano, coordenados pelo Banco de Leite Humano da Santa Casa. Essas iniciativas têm a parceria do projeto Bombeiros da Vida, do Corpo de Bombeiros.