Santa Casa do Pará avalia possibilidade de parcerias com a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e com a Santa Casa de Lisboa para intercâmbios e melhorias de processos

De 29 a 31 de março, o presidente da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA), Bruno Mendes Carmona, participou de visitas oficiais e reuniões nas Faculdades de Medicina da Universidade de Lisboa e também na Santa Casa de Misericórdia da capital portuguesa, instituição fundada no século XV, que é o berço das demais Santas Casas espalhadas por Portugal e pelo mundo.

A visita compõe uma série de ações de governo que visam a qualificação das instituições de estado e no caso da Santa Casa do Pará, a ampliação de parcerias que resultem na ampliação da capacitação dos profissionais que atuam na área hospitalar, que presta serviços diretos à população dentro do Sistema Único de Saúde ( SUS); além de cooperações na área de ensino, por ser a Santa Casa do Pará também um centro formação, com residências e pós-graduação na área de saúde.

” A visita foi importante, pois proporciona a troca de informações sobre as instituições dos dois países. Nós falamos de todas as atividades que desenvolvemos na Santa Casa, desde a assistência que é alinhada pelas políticas determinadas pela Secretaria de Saúde Pública do Pará, até as atividades de ensino pesquisa e extensão, com ênfase  nas residências em saúde, a residência médica e  a residência multiprofissional”,  explica o presidente da Santa Casa do Pará, Bruno Carmona.

A Faculdade de Medicina de Lisboa possui um hospital universitário com 1 mil leitos, que funciona como espaço de formação, assim como a Santa Casa do Pará que é um hospital escola aberto para práticas da Universidade do Estado do Pará ( UEPA), Universidade Federal do Pará ( UFPA) e instituições privadas de ensino superior.

Um pouco da história – A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia se instalou em Belém no ano de 1649,  sendo a primeira instituição hospitalar do Pará. Uma vez criada, a Irmandade da Misericórdia paraense se antecipou às atividades estatais de assistência social e à saúde.

Em 1990, recebeu o título de Associação Civil de Caridade Santa Casa de Misericórdia do Pará. Em seguida, após ser absorvido pelo Governo do Estado, o hospital passou a se chamar Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, nome em vigor até hoje.

Atualmente, a Fundação Santa Casa do Pará possui cerca de 3 mil servidores e colaboradores, 492 leitos ativos, dedicada a atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) para assistência a crianças e adultos, tendo sido reconhecida em 2022 como um dos 15 melhores hospitais públicos brasileiros que atendem 100% do SUS.