Você está visualizando atualmente Santa Casa do Pará registra milhares de atendimentos na área materna em 2022

Santa Casa do Pará registra milhares de atendimentos na área materna em 2022

Uma das maiores maternidades do País fez mais de 35 mil atendimentos de urgência e emergência obstétrica e realizou cerca de oito mil partos em 2022

A maternidade da Fundação Santa Casa do Pará, a maior da região norte do país, realizou no ano de 2022, 35.332  mil atendimentos às mulheres na área de urgência e emergência do hospital, além de fazer 7.965 partos normais e cesáreos. Um atendimento na área de saúde que vai muito além dos números extraordinários. É uma garantia importante no desempenho junto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro.

A médica Norma Assunção, diretora Técnica Assistencial da Fundação Santa Casa diz que a população já tem uma credibilidade nesta Instituição que no decorrer dos anos foi se fortalecendo através de uma qualificação maior da equipe, de processos mais bem elaborados e estruturados, de protocolos já bem definidos e internalizados pela equipe para dar maior qualidade a esse atendimento e segurança.

“Essa Instituição representa para todo o estado do Pará uma referência no atendimento principalmente na linha de atenção materno infantil. Com uma maternidade grande, sendo a maior maternidade desse estado. Com isso a população acaba se referenciando. Além de uma retaguarda em Neonatologia significativa para essas pacientes que chegam aqui com prematuridade. É um hospital que tem todo um complemento de assistência na linha de cuidados materno infantil que realmente acaba sendo uma referência para a população”, diz a doutora Norma.

Para Luiza de Paula enfermeira que coordena a área de parto da maternidade a Santa Casa, o hospital é porta aberta para toda e qualquer mulher em trabalho de parto e/ou clínica patológica durante a gestação.

“O que ficou estabelecido é que os atendimento seriam para gestação de alto risco, alta complexidades, mas acabamos por atender a todos os perfis. Para a realização desses atendimentos temos uma equipe maravilhosa que faz com que esse árduo trabalho seja realizado com mais leveza, sem deixar de atendermos com carinho, atenção e profissionalismo a cada um que busca a nossa Santa Casa”, enfatiza Luiza.

Adrianny Noronha, moradora do bairro do Jurunas, em Belém, internou no final de 2022 e teve a sua primeira filha nos primeiros minutos deste novo ano relata a sua satisfação de ter tido Antonelly Mikaela na Santa Casa. “Recebemos todo o apoio e carinho da equipe do hospital. Estamos felizes. Fomos bem tratadas aqui”.

Foco na qualificação – A gerente de Tocoginecologia da Santa Casa, Marília Gabriela informa que para se obter avanços na qualidade do atendimento foi determinante alguns objetivos, entre os quais três projetos principais, que foram o Ápice on do MS (Ministério da Saúde), que a alta gestão inscreveu a maternidade. “Esse é um projeto educativo que busca educar os gestores e a assistência e nós realmente valorizamos e seguimos as orientações e alcançamos as metas. Esse é mais um dos resultados que prova que a educação é uma importante ferramenta, que mostra que a gente não precisa só gastar dinheiro público”.

“O outro projeto foi o Parto Adequado, onde tiveram várias mudanças no processo de trabalho. Foi onde a gente trabalhou um escore, que é utilizado mundialmente, que a gente chama de MEWOS (escore que é a somatória de alguns pontos, baseado nos sinais vitais das mães, que sinaliza quando a parturiente está deteriorando). Ele mostra quando a mãe está dando sinais que pode morrer, e aí a gente tem várias ações que podem ser feitas nas primeiras horas que salvam a vida da mãe”, destaca a gerente.

“Todo esse trabalho de anos fez a gente mudar algo muito importante, que é a cultura de segurança do paciente. Em tudo que se fala na Santa Casa, o foco é o paciente. Nas sugestões de melhorias, nas reclamações. Tudo e qualquer pessoa vem falar no paciente e sua segurança. O foco é o nosso paciente e é fundamental implantar a cultura de segurança do paciente que é a intercessão de todos esses conjuntos de medidas: investimentos, mudança em processo de trabalho, comunicação efetiva, gerenciamento de protocolo”, enumera Dra Marília.

ASCOM / SANTA CASA