Você está visualizando atualmente Gratidão, Tradição e fé  marcam homenagens a Nossa Senhora de Nazaré na Santa Casa de Misericórdia do Pará

A visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré à Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará ( FSCMP), que acontece tradicionalmente na semana que precede o Círio, sempre é motivo de expectativa entre pacientes, acompanhantes e servidores do hospital, que tradicionalmente preparam as homenagens a virgem.

Devotos como Leni Medeiros Leal, de Irituia. Em tratamento desde 2017 no ambulatório do fígado da Santa Casa,  ela atribui aos cuidados que recebeu na Santa Casa e à intercessão da Virgem, a sua sobrevivência, o nascimento saudável do filho Bernardo, hoje com cinco anos, e também o nascimento da filha caçula, que pode acompanhar o momento de emoção e agradecimento no colo da mãe.

“Eu descobri que estava com uma pancreatite quando fui internada e por causa disso havia o risco de terem que fazer o meu parto quando ainda estava no sexto mês. Mas um dia, levaram a Santinha na enfermaria onde eu estava e eu clamei pela vida do meu filho, e ele nasceu de 9 meses, cheio de vida”, conta  Leni.

Além de Leni, outras mães e pacientes  internados tiveram a oportunidade de fazer suas prececes durante a visita, onde a imagem peregrina percorreu os corredores e enfermarias do hospital.

No encerramento, foi realizada uma cerimônia com orações e a homenagem do Coral Saúde e Vida da Santa Casa, que entoou cantigas marianas. O servidor Paulo Nunes, que é um dos cantores do coral e trabalha na Santa Casa há 30 anos sempre esteve envolvido na missão de homenagear Nossa Senhora e fala sobre a importância religiosa desse gesto.

” Precisamos alimentar tanto o corpo quanto o espírito e é de grande importância, principalmente para os pacientes que estão internados que tenha essa visita, porque é reconfortante e revigorante e acaba renovando a fé e a esperança”, afirma Paulo.

Renovação da fé que faz parte da tradição da instituição, afirma a diretora de Planejamento, Orçamento e Gestão da Santa Casa, Walda Valente, uma das representantes da gestão da instituição que carregou a imagem de Nossa Senhora durante a visita.

” A vinda da imagem peregrina a Santa Casa já é uma tradição para nós. Então, a gestão da Santa Casa fica imensamente feliz, até porque a Santa Casa traz no seu bojo essa cultura do amor por Nossa Senhora, traz no próprio nome ‘Santa Casa de Misericórdia’ então esse é um momento que a gente aguarda com ansiedade, o momento que ela vem para abençoar o hospital”, declara a diretora.

Texto: Ascom – Santa Casa