Você está visualizando atualmente Santa Casa promove oficinas para capacitar profissionais de saúde em amamentação

Santa Casa promove oficinas para capacitar profissionais de saúde em amamentação

Hospital amigo da criança qualifica servidores, residentes e estagiários para que eles possam orientar pacientes sobre aleitamento materno desde o nascimento

Aos 19 anos, Maria de Nazaré Rodrigues deu à luz sua primeira filha e recebeu a visita dos profissionais de saúde da Santa Casa, em seu leito, quando aproveitou para esclarecer dúvidas sobre a amamentação da bebê.  “Eles me perguntaram como ela está se alimentando e eu disse que ela está mamando, mas que também dorme muito. Então eles me falaram sobre os sinais que ela pode me dar quando está com fome”, disse Maria.

A visita dos profissionais residentes e estudantes da Santa Casa às mães internadas no alojamento conjunto da maternidade, integra a programação das Oficinas de Amamentação que a instituição promove ao longo do ano com o objetivo de promover, proteger e apoiar a amamentação, que são os três princípios fundamentais da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), ação da Fundação das Nações Unidas para a Infância ( Unicef) e Organização Mundial de Saúde ( OMS) da qual a Santa Casa do Pará participa desde 1998.

A cada semestre, a meta é promover quatro oficinas que abordam, em 20 horas de treinamento teórico e prático, informações que vão desde o manejo para a amamentação, com a posição de pega da mama pelo recém-nascido, anatomia e fisiologia da lactação (que é a capacidade da mãe de produção de leite materno); a amamentação em situações especiais, que aborda técnicas como relactação e translactação; até a doação de leite humano, com informações sobre a ordenha, coleta e conservação.

Oportunidade – A estudante de nutrição, Alice Silva Lima, está no sétimo semestre de graduação e fez seu estágio na Coordenação de Nutrição da Santa Casa. Para ela, participar da oficina foi uma oportunidade de agregar conhecimentos sobre o aleitamento materno, dentro de um hospital que é referência na área.

“Eu tenho a pretensão de atuar na área de saúde materno-infantil e sempre tive intenção de me aprofundar sobre o aleitamento materno. E podendo fazer um curso em uma maternidade como a Santa Casa, que tem uma enorme importância nessa área de conhecimento para o Estado e que também tem profissionais de várias áreas de formação, que atuam diariamente com o aleitamento para nos orientar, faz uma diferença muito grande na nossa formação”, afirmou a estudante.

As Oficinas de Aleitamento Materno capacitaram no primeiro semestre de 2022 aproximadamente 150 pessoas, entre servidores, estagiários e residentes de diversas áreas da saúde que atuam na Santa Casa.

A nutricionista Vanda Marvão, referência técnica do Banco de Leite Humano da Santa Casa, ressalta a importância da capacitação constante no hospital e o uso das oficinas como ferramentas para o incentivo ao aleitamento materno.

“ A oficina de aleitamento materno é o passo dois da IHAC que visa a capacitar toda a equipe de saúde para a promoção do aleitamento materno. Nesse momento nós conseguimos parar para reunir desde os estudantes que fazem ainda estágio no hospital, passando pelos residentes e profissionais de saúde que atuam junto às mães na sala de parto, alojamento conjunto ou nas unidades de cuidados neonatais, com o foco direcionado para essas informações, que são repassadas por profissionais super qualificados e experientes, utilizando recursos teóricos e práticos, como as explicações e simulações com os kits didáticos de amamentação e a visita às mães nas enfermarias”, diz a nutricionista.

Convênio – Os kits de materiais didáticos que vêm sendo utilizados pela equipe capacitadora do Banco de Leite Humano da Santa Casa nas oficinas foram obtidos por meio de parceria da instituição com a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisa ( Fapespa).

Texto de Etiene Andrade (Ascom/Santa Casa)

Deixe um comentário