Você está visualizando atualmente Nova Enfermaria São Roque entra em reta final de reforma para receber usuários de Clínica Médica

Nova Enfermaria São Roque entra em reta final de reforma para receber usuários de Clínica Médica

Novo espaço irá comportar 20 leitos, sendo um de isolamento, e se destinará a receber pacientes masculinos de clínica médica

Conforto, modernidade, segurança e melhor atendimento. Esses são alguns dos pilares que fundamentam as obras que estão acontecendo no espaço físico da Fundação Santa Casa do Pará, em sua área centenária, que seguem em ritmo intenso e que foi comprovada com a visita feita nesta segunda-feira (18), por parte dos profissionais que trabalham no hospital, na área de clínica médica, à enfermaria São Roque.

A enfermaria que fica no cruzamento da rua Oliveira Belo com a travessa 14 de março, na área centenária da Fundação Santa Casa, estava desativada a alguns anos, terá 20 leitos sendo um de isolamento, e se destinará a receber pacientes masculinos de clínica médica, informa a diretora Técnico Assistencial Norma Assunção.

Paulo Neto, engenheiro da Fundação Santa Casa que acompanha o andamento das obras, diz que os serviços executados no antigo Pavilhão São José, onde funcionarão a nova Enfermaria São Roque e a Casa da Gestante, já apresentam percentual de execução em mais de 70% das obras.

Em relação a vedação das dezenas janelas venezianas do século passado que fazem parte da enfermaria, o engenheiro disse que será aplicado espuma nas frestas para manter a temperatura da central de ar condicionado ideal, em toda a área da enfermaria.

Além da ‘São Roque’, que fica na parte superior, está sendo reconstruído, na parte inferior, a área que será o espaço Casa da Gestante, uma espécie de alojamento aconchegante e acolhedor para mães em tratamento na Santa Casa, com 10 quartos, refeitórios, consultórios de apoio, redário, área de serviço, entre outros. O investimento é de cerca de 1,5 milhão de reais.

Marcelo Frota, gerente de infraestrutura da Santa Casa, relata que a execução dessas obras é um desejo antigo tanto dos servidores quanto dos usuários que está sendo concretizado na atual gestão.

“A modernização, especialmente, com o novo sistema de refrigeração com filtragem, é adequada para evitar contaminações, assim como a inclusão de leitos de isolamentos nas enfermarias, que passam a ter banheiros independentes adaptados para pessoas com deficiência. Utilizamos telhas ecológicas termo-acústicas que têm maior durabilidade. Esses são exemplos dos cuidados que estão sendo tomados durante toda a obra, que vai fortalecer o trabalho de referência feito aqui”, destaca Marcelo.

Deixe um comentário