Você está visualizando atualmente Vítimas de escalpelamento atendidas em classe hospitalar na Santa Casa comemoram conclusão do Ensino Fundamental

Jovens receberam uma certificação simbólica, a “Declaração da Esperança”, para celebrar a conquista

Sandrielle e Milene são duas jovens marajoaras que foram vítimas de escalpelamento em 2021. Além de enfrentarem com coragem o longo tratamento no hospital da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP), as duas ainda conseguiram manter sua formação acadêmica e concluíram o nono ano do ensino fundamental, com o suporte da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Classe Hospitalar do Espaço Acolher.

Como forma de valorizar a conquista das duas jovens e acolher o novo grupo de estudantes, a equipe pedagógica organizou no início de fevereiro uma cerimônia para a entrega da “Declaração da Esperança”, uma certificação simbólica, entregue às duas concluintes.

“Me sinto muito satisfeita de ter conseguido concluir os meus estudos e agradeço todo o carinho que recebi das professoras e de todos que nos atendem aqui no Espaço Acolher, que sempre são muito atenciosos com a gente. Eu sei que tudo que aprendi vai me ajudar no meu futuro quando eu escolher minha profissão”, afirmou Sandrielle Moraes, 18 anos, natural de Portel.

A Classe Hospitalar existe desde 2011 no Espaço Acolher da Santa Casa e conta atualmente com quatro professoras que garantem aos estudantes o acompanhamento educacional necessário para que mantenham os seus estudos, mesmo durante o tratamento, evitando a evasão escolar e garantindo o processo de aprendizado. Desde a implantação do serviço, cerca de 100 pacientes já passaram pela Classe Hospitalar.

“A maioria dos pacientes atendidos são as meninas vítimas de acidentes de barco com escalpelamento, pois estão sempre em deslocamento de seus municípios para o Espaço Acolher, onde ficam hospedadas quando precisam voltar para alguma cirurgia ou procedimento e contam com atendimento presencial, depois que tem alta da Santa Casa”, conta a pedagoga Denise Corrêa, integrante da equipe pedagógica da Classe Hospitalar.

Um espaço que valoriza o atendimento integrado, como ressalta Denise Costa, coordenadora do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) da Seduc.

“O Espaço Acolher da Santa Casa oferece um atendimento humanizado, em que é valorizada a presença da família fortalecendo as ações para o desenvolvimento da criança dentro do processo de ensino aprendizagem, possibilitando assim a manutenção dos vínculos escolares.

Espaço Acolher

O Espaço Acolher da Santa Casa foi fundado em 2006 para abrigar acompanhantes de bebês internados ou pacientes pós alta hospitalar que residem em municípios do interior do estado, não tenham casa de apoio, mas que após a alta da internação ainda precisavam fazer acompanhamento ambulatorial frequente, como é o caso das pacientes vítimas de escalpelamento.

Texto: Etienne Andrade/Ascom Santa Casa