Você está visualizando atualmente Projeto ‘Um click de amor’ proporciona ensaio fotográfico de gestantes internadas na Santa Casa

Quando a gestante Mônica Dias de Souza, do município de Curuçá, no Nordeste do Pará, teve sinais de que estava entrando em trabalho de parto prematuro foi uma correria. Ela foi logo transferida para a Santa Casa, onde recebeu atendimento de urgência e onde permanece internada recebendo cuidados para evitar o parto prematuro.

Mônica tem 26 anos, já é mãe de outras 3 crianças e nunca havia feito um ensaio fotográfico. Para ela foi uma surpresa poder ter um registro da gestação.

“Pra mim foi uma experiência tão boa,me senti tão bonita e tão grata. Não imaginava que um dia eu faria uma sessão de fotos, e muito menos que seria dentro de um hospital.

A ação, que agora se consolida como o projeto “Um click de amor” da Coordenação de Alojamento Conjunto juntamente com a Gerência de Enfermagem da Santa Casa, começou no mês de novembro a partir da iniciativa da técnica em enfermagem Maria Helena Leal.

“Durante o atendimento na enfermaria, onde as grávidas são internadas, eu vi que a paciente estava chorosa. Então perguntei o que ela estava sentindo e ela disse que estava triste, porque já ia ganhar o bebê, mas não tinha nenhuma foto grávida. Então eu rapidamente improvisei um figurino com fraldas, lençóis e outros objetos que tínhamos disponíveis e o resultado foi maravilhoso, ela ficou super feliz”, relembra a técnica que desde então passou a ser procurada por muitas gestantes e acompanhantes que queriam um registro desse momento tão especial.

É a própria técnica de enfermagem quem faz a produção das grávidas, fazendo desde a maquiagem até a elaboração das roupas e escolha dos acessórios que elas vão usar.

O projeto é inédito com pacientes hospitalizadas e tem o objetivo de melhorar o vínculo entre os profissionais, pacientes e familiares, e trazer bem estar às grávidas, explica a enfermeira Francielma Pinheiro das Chagas.

“O ensaio traz uma alegria pra elas, pois muitas vezes a internação dura semanas e isso pode causar algum estresse nelas e até nos companheiros. Então nós percebemos que a realização das fotos gerou uma descontração e isso tem resultado na diminuição da ansiedade da gestante, e como isso pode contribuir com a melhora do tratamento da paciente, resolvemos fazer com que essa ação se transformasse em um projeto”, informa Francielma.

Desde que realizou o primeiro ensaio, no dia 17 de novembro, Maria Helena já produziu 26 ensaios no hospital. A expectativa agora é que com a elevação da ação a um projeto institucional, mais gestantes possam ser contempladas com o registro de um momento tão especial da maternidade, que é a gestação.

Texto: Etiene Andrade ( Ascom – Santa Casa)