Você está visualizando atualmente Santa Casa sediará projeto do Unicef sobre alimentação saudável nos primeiros dois anos do bebê

Iniciativa está marcada para a próxima sexta-feira (13) e integra as políticas que deram ao hospital o título de “Amigo da Criança”, a partir de 1998

Desde 1998, a Fundação Santa Casa do Pará detém o título de Hospital Amigo da Criança, concedido pelo Ministério da Saúde e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência (Unicef) aos estabelecimentos de saúde que mantêm iniciativas de sensibilização ao aleitamento materno. São 23 anos de relação direta no trato e cuidado com as crianças atendidas pelo hospital.

O pequeno Emanuel nasceu prematuro de seis meses no último semestre e, por isso, foi direto para a UTI neonatal, onde ficou entubado por mais de um mês. “Ele nasceu de parto normal pesando 780 g e a saúde dele está muito boa. Aqui os servidores são muito atenciosos com ele e com todos os bebês. Os técnicos, enfermeiros e médicos estão sempre do nosso lado orientando a gente, e presto bem atenção para fazer direitinho o manuseio do meu filho. Ele já está tomando 22 ml, e graças a Deus está ganhando peso. Sou eu mesma que dou leite na seringa. Aqui todos fazem um excelente trabalho, só tenho que agradecer”, conta a mãe, Anita Soares.

Essa foi a primeira gravidez de Anita Gomes Soares (19 anos), que mora em Santarém, oeste do estado, mas devido a complicações no parto foi transferida à Santa Casa. Ela diz estar gostando muito do atendimento recebido na instituição e já se considera parte da família Santa Casa.

“Foi tudo muito rápido, cheguei, fui avaliada e internada. Gostei daqui porque o pessoal é muito atencioso e fazem o trabalho deles muito bem feito. Durante todo esse tempo a gente começa a criar vínculos de amizade com os funcionários, principalmente com as ‘mães técnicas’, que são as responsáveis pelos bebês”.

CRITÉRIOS

A nutricionista que faz parte da coordenação do Banco de Leite Humano (BLH) da Fundação Santa Casa, Vanda Marvão, explica que, para ser um hospital amigo da criança, a instituição precisa cumprir alguns critérios que constam na Portaria nº 1.153, de 22 de maio de 2014, e na lei nº 11.265, de 3 de janeiro de 2006.

“O primeiro critério é cumprir os dez passos para o sucesso do aleitamento materno. O segundo é proteger a mãe e a criança das propagandas que competem diretamente com a amamentação, como de alimentos, chupetas, mamadeiras, protetores de mamilos etc, pois muitas vezes a mãe que está amamentando se sente insegura com a prática do aleitamento e tem dificuldade no início. O terceiro critério é garantir a permanência da mãe ou do pai junto ao recém-nascido 24 horas por dia”, relata Vanda.

No decorrer deste mês, a Santa Casa vem realizando uma programação especial do agosto dourado, voltado às mães sobre a importância da amamentação. O aleitamento materno proporciona melhor saúde e bem-estar para mães e crianças. O aumento do aleitamento materno para níveis quase universais pode salvar mais de 800.000 vidas anualmente, especialmente crianças com menos de 6 meses de vida. Além disso, o aleitamento reduz o risco de câncer de mama e ovário, diabetes mellitus tipo 2 e doença cardíaca em mães que amamentam.

Na próxima sexta-feira (13), a partir das 14h, no Auditório da Santa Casa, haverá uma programação especial sobre o ‘Manual dos 10 passos para alimentação e hábitos saudáveis (do nascimento até os dois anos de idade)’, que já foi lançado e está disponível na internet.

O Projeto Maternidades foi criado pelo Unicef em parceria com a Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape), e enfatiza os 10 passos para alimentação e hábitos saudáveis para crianças menores de dois anos de idade, para que as famílias consigam prevenir de forma adequada futuros transtornos nutricionais.

PROGRAMAÇÃO:

14h às 14h30 – Mesa-redonda com Bruno Carmona (presidente da Fundação Santa Casa, dra. Salma Saraty (Gerência da Neonatologia/ Santa Casa), Antônia Rodrigues (Gerência do Alojamento Conjunto – Alcon), Vanda Marvão (Gerência do Banco de Leite Humano/ Santa Casa, dra. Vilma Hutim (Sopape/Sespa) e Antônio Carlos Cabral (Unicef).

14h30 às 15h30 – Conferência Inaugural do Projeto com a presença da dra. Márcia Vitolo – coordenadora Nacional do Unicef.

15h30 às 16h00 – Entrega do primeiro Manual no Alcon.