Você está visualizando atualmente Santa Casa celebra dia do amigo valorizando seu papel de hospital amigo da criança

São 23 anos de intensa relação de amizade e cuidado com as crianças. Desde 1998 a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará detém o título de Hospital Amigo da Criança, concedido pelo Ministério da Saúde e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência (Unicef) aos estabelecimentos de saúde que mantêm iniciativas de sensibilização ao aleitamento materno.

O pequeno Emanuel nasceu prematuro de seis meses no último dia 30 de maio, e por isso foi direto para a UTI neonatal, onde ficou entubado por mais de um mês. “Ele nasceu de parto natural pesando 780g e a saúde dele está muito boa. Aqui os servidores são muito atenciosos com ele e com todos os bebês. Os técnicos, enfermeiros e médicos estão sempre do nosso lado orientando a gente, e presto bem atenção para fazer direitinho o manuseio do meu filho. Ele já está tomando 22ml, e graças a Deus está ganhando peso. Sou eu mesma que dou leite na seringa. Aqui todos fazem um excelente trabalho, só tenho que agradecer”, conta a mãe, Anita Soares.

Essa foi a primeira gravides de Anita Gomes Soares, 19, que mora em Santarém, mas devido complicações no parto foi transferida à Santa Casa. Ela diz estar gostando muito do atendimento recebido na instituição e já se considera parte da família Santa Casa. “Foi tudo muito rápido, cheguei, fui avaliada e internada. Gostei daqui porque o pessoal é muito atencioso e fazem o trabalho deles muito bem feito. Quando chego aqui o rapaz nem pede mais na identidade, pois durante todo esse tempo, quase dois meses, a gente começa a criar vínculos de amizade com os funcionários, principalmente com as mães técnicas, que são as responsáveis pelos bebês.”

A nutricionista e coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) da Fundação Santa Casa do Pará, Vanda Marvão, explicou que para ser um hospital amigo da criança a instituição precisa cumprir alguns critérios que constam na portaria nº1.153, de 22 de maio de 2014, e na lei nº 11.265 de 3 de janeiro de 2006. “O primeiro critério é cumprir os dez passos para o sucesso do aleitamento materno. O segundo é proteger a mãe e a criança das propagandas que competem diretamente com a amamentação como de alimentos, chupetas, mamadeiras, protetores de mamilos etc, pois muitas vezes a mãe que está amamentando se sente insegura com a prática do aleitamento e tem dificuldade no início. O terceiro critério é garantir a permanência da mãe ou do pai junto ao recém nascido 24 horas por dia”.

10 PASSOS para o SUCESSO do ALEITAMENTO MATERNO
1) Ter uma norma escrita sobre aleitamento, que deveria ser rotineiramente transmitida a toda a equipe de cuidados de saúde; 2) Treinar toda a equipe de cuidados de saúde, capacitando-a para implementar esta norma; 3) Informar todas as gestantes sobre as vantagens e o manejo do aleitamento; 4) Ajudar as mães a iniciar o aleitamento na primeira meia hora após o nascimento; 5) Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos; 6) Não dar a recém-nascidos nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tal procedimento seja indicado pelo médico; 7) Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos – 24 horas por dia; 8) Encorajar o aleitamento sob livre demanda; 9) Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas ao seio; 10) Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio ao aleitamento, para onde as mães deverão ser encaminhadas por ocasião da alta, no hospital ou ambulatório.

Serviço: Para doar seu excedente de leite materno e ajude no desenvolvimento do bebês prematuros internados na Santa Casa.O cadastro de novas doadoras pode ser feito pelo Sites: https://santacasa.pa.gov.br/cadastro-banco-de-leite/. Caso a mãe doadora não possa ir até a Santa Casa, é só ligar para 4009-2212/4009-2312/4009-0375, ou pelo WhatsApp (91-988996326), ou e-mail: projetobombeirosdavida@hotmail.com que uma equipe do Corpo de Bombeiros fará a coleta na residência.