Você está visualizando atualmente Fundação Santa Casa do Pará alerta sobre a prevenção a diabetes gestacional

Fundação Santa Casa do Pará alerta sobre a prevenção a diabetes gestacional

Adquirir hábitos saudáveis de alimentação e realizar atividades físicas durante a gravidez estão entre as indicações médicas

Um dos principais alertas da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará durante o pré-natal das gestantes que são atendidas pela unidade é sobre a prevenção da diabetes gestacional, que é caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose no sangue da mãe.

“Existem fatores passiveis de prevenção da diabetes durante o período gestacional, como manter os hábitos saudáveis de alimentação e, quando possível, atividade física, fazendo com que o peso fique adequado a sua saúde. Vale ressaltar que existem fatores em que não há como prevenir a doença, como o fator genético, em que a paciente possui uma pré-disposição para desencadear a doença”, alerta a obstetra Marília Gabriela, gerente de Tocoginecologia e Obstetrícia da Santa Casa.

A causa da diabetes gestacional está associada aos hormônios produzidos pela placenta, que, para atender às necessidades nutricionais do bebê, reduzem a efetividade da insulina em reduzir a glicose do sangue. As gestantes passam a produzir mais insulina do que o habitual para controlar os níveis de açúcar na corrente sanguínea. Por isso, a condição surge durante a gravidez, geralmente, no terceiro trimestre, e costuma desaparecer após o nascimento do bebê.

Com cerca de 35 semanas de gravidez, Lessandra Monteiro foi diagnosticada com diabetes gestacional, durante um período de internação na unidade. “Estava tudo normal até os 7 meses quando dei entrada na Santa Casa com colestase gestacional e descobri a diabetes gestacional. Confesso que fiquei com medo, principalmente com a saúde do meu bebê. Não queria que ele sofresse com nenhuma doença logo no início da vida, mas estou seguindo à risca a dieta passada pelos médicos. Apesar de ficar limitada a comer as coisas que eu gosto, a minha saúde e a do meu filho estão em primeiro lugar sempre”, destaca.

A médica Marília Gabriela informa que há dois tipos de diabetes. A tipo 1 pode surgir na infância, enquanto a tipo 2 pode surgir na fase adulta. “Se a paciente já possuir diabetes antes da gravidez e a condição estiver descontrolada durante a gestação pode ser um fator de risco, podendo ocorrer as más formações fetais. Então, uma gestante antes de engravidar, precisa fazer o controle adequado da glicemia”, pontua.

Por Giovanna Abreu (SECOM)