Você está visualizando atualmente Santa Casa, Sopape e Unicef preparam lançamento de ações que vão beneficiar crianças no Pará

Santa Casa, Sopape e Unicef preparam lançamento de ações que vão beneficiar crianças no Pará

Foi fechado na última semana, durante o 2º encontro do projeto piloto da Santa Casa do Pará em parceria com Sociedade Paraense de Pediatria (SOPAPE) e UNICEF, o Programa 10 passos para nutrição saudável com ênfase no aleitamento materno. A programação constou de exposição das ações do método canguru compartilhado, das ações do Banco de Leite Humano na Santa Casa, além da apresentação do Projeto ‘Unidades amigas da 1ª infância em Belém’.

Segundo Antônio Carlos Cabral, sanitarista especialista em saúde e representante da Unicef – regional Norte, o objetivo é levar a cartilha para mães de pacientes neonatais e permitir que conheçam as orientações e os cuidados em relação a essa alimentação saudável até os dois anos da criança.

“Esse projeto foca muito a questão de desenvolver competências para as mães que por aqui passaram, que por aqui terão seus filhos, para a questão de amamentação exclusiva durante os seis primeiros meses de vida de seus filhos, e após esse período, uma alimentação saudável até os dois anos da criança. Essas mulheres serão, em conjunto com a equipe profissional daqui da Santa Casa, orientadas e conhecerão um guia com os 10 passos para a nutrição saudável e levarão esse guia para suas casas, para que junto com a sua família e outros cuidadores conheçam o conteúdo e incorporem na sua prática, as orientações e os cuidados em relação a essa alimentação saudável.O importante, para nós, é essa parceria firmada com a Santa Casa na defesa dos direitos das crianças do estado do Pará”, destaca o representante do Unicef.

De acordo com a pediatra neonatologista Vilma Hutim, coordenadora do Método Canguru na Santa Casa e presidente da Sopape, o projeto piloto é de grande importância para ser desenvolvido em uma maternidade, principalmente na Santa Casa, unidade de referência que possui um dos maiores números nascimentos do Estado.

“ Esse projeto atua como um reforço para o incentivo do aleitamento materno exclusivo até os seis meses e auxilia para que essas mães saiam da maternidade empoderadas e informadas sobre os 10 passos para nutrição saudável nos primeiros 1.000 dias de vida. Essa troca de informações inclui debates sobre a inclusão de alimentação complementar no 6º mês de vida, quais os alimentos são recomendados e saudáveis. A grande importância deste projeto está no cuidado integrado da saúde da criança paraense, dentro de uma rede compartilhada, que começa na atenção primária, que inclui a maternidade da região, e mantém o seguimento na família, no lar, na unidade de saúde do bairro, do município” .

A inauguração do projeto ocorrerá no dia 10 de agosto, durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno . Ao todo, mais de mil mães serão orientadas sobre conhecimentos de nutrição, além dos cuidados de recém-nascidos prematuros.

Hospital Amigo da Criança:

Desde 1998, promover, proteger e apoiar o aleitamento materno no âmbito hospitalar é uma das principais ações da Santa Casa enquanto Hospital Amigo da Criança.

A iniciativa, criada em 1991 pela Organização Mundial da Saúde, UNICEF e Ministério da Saúde, conta com uma série de procedimentos voltados aos bebês desde o pré-natal, a assistência ao parto até o acompanhamento da criança em seu primeiro ano de vida.

Texto: Rafaela Soeiro

Deixe um comentário