Você está visualizando atualmente Centro de Referência de Imunobiológicos da Santa Casa reforça o cuidado com pacientes

Em funcionamento na Santa Casa do Pará desde 2009, O Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) têm como objetivo facilitar o acesso aos pacientes, em especial os portadores de imunodeficiência congênita ou adquirida e de outras condições especiais de morbidade.

São mais de 28 imunobiológicos que o CRIE trabalha, sendo eles especiais e também alguns de rotina, da vacinação de rotina e que estão disponíveis no CRIE de acordo com o critério de indicação e a patologia ou da condição especial do paciente.

Diana Lobato, responsável técnica pelo CRIE da Santa Casa, diz que o centro atende pessoas em situações especiais, tanto da rede pública como privada, contanto que ele tenha um critério de inclusão ou uma comorbidade ao qual dá direito ao Crie, o médico tem que ter um diagnóstico fechado do paciente e tendo esse diagnóstico já fechado, e se atender aos critérios do setor, o médico encaminha o paciente para ser avaliado e aqui se pode contar com profissionais capacitados, médicos e enfermeiros, que irão avaliar a condição clínica do paciente e indicar quais as vacinas especiais a que tem direito.

“Podemos citar algumas vacinas: a meningocócica C, pneumocócica 13, 23. Temos a vacina hemófilos influenza do tipo B, temos a vacina antivaricela, temos a vacina contra a hepatite A, temos as imunoglobolinas anti-hepatite B, antitetânica, antirábica e antivaricela zoster, entre outras vacinas especiais.

Diana destaca que o Centro não atende uma demanda espontânea, “geralmente a demanda do CRIE já apresenta uma condição especial ou uma patologia ou uma situação especial, ao qual o paciente é encaminhado para esse serviço”.

Tatyanna Bruna Bezerra da Silva , moradora do município Belém, mãe da Maitê Estela Melo de 7 meses,  conta que é a primeira vez que sua filha recebe atendimento no CRIE da Santa Casa  e o carinho e cuidado da equipe que atua no setor fazem todo o diferencial no atendimento.

“Agradeço a Santa Casa pelo atendimento.  É importante fazer a imunização para dar uma qualidade de vida para a Maitê e garantir que ela se torne uma adulta saudável.” ressalta Tatyanna.

Para Elineth Valente, gerente do ambulatório da Santa Casa, o CRIE tem uma importância especial por conta da linha de atenção materno infantil da Santa Casa. “É um centro de imunização especializada que dá suporte, em especial para nossas crianças com necessidades específicas. Nós temos no Crie vacinas que não são disponibilizadas de forma corriqueira na rede. É um centro especializado, por isso ele recebe vacinas bem específicas e esse suporte é importante por conta do nosso alto índice de pacientes prematuros que são atendidos em nosso ambulatório”.

“Eles nascem nas nossas unidades de C.O./ P.P.P. (Centro Obstétrico de Parto e Pós-Parto) e são encaminhados muitas vezes para UTIs (Unidade de Tratamento Intensivo), depois passam por unidades ambulatoriais de pré-maturos e tem esse acompanhamento efetivo no Crie, e também dá suporte para algumas situações de pacientes imunodeprimidos, pacientes com patologias específicas, que precisam de certas imunizações que não são distribuídas na rede e sim em centros especializados. Essa é a grande importância de ter na Santa Casa esse serviço.

Vacinação – Em 2019 foram aplicadas 13.759 vacinas; em 2020 foram registradas 15.849 vacinações e em 2021, até o último mês de maio foram administradas 7.209 vacinas. Elineth  ressalta que é um serviço que realmente tem a sua importância e se justifica. E, apesar das adaptações necessárias que tiveram que ser feitas nesta pandemia, é um serviço muito ativo na Santa Casa.

O que são os imunobiológicos especiais?

São produtos (vacinas e Imunoglobulinas) de alto custo desenvolvidos através de tecnologias modernas a fim de beneficiar uma parcela especial da população brasileira como: imunodeprimidos e seus contatos, pessoas intolerantes aos produtos comuns (reações alérgicas ou manifestação de evento adverso pós administração da vacina).

Por Rafaela Soeiro