Você está visualizando atualmente Santa Casa alerta sobre a importância de cuidar dos rins

Santa Casa alerta sobre a importância de cuidar dos rins

Com o objetivo de conscientizar sobre a saúde dos rins, a campanha do dia mundial do rim deste ano, que acontece em todo o mundo nesta quinta-feira (11), busca aumentar a conscientização da população sobre os sintomas da Doença Renal Crônica (DRC) e demonstrar como é possível viver bem com a doença. O tema é “Vivendo bem com a doença renal”

Embora medidas eficazes de prevenção e progressão da DRC sejam importantes, os pacientes com doença renal – incluindo aqueles que dependem de diálise, e os transplantados renais – devem sentir-se apoiados, junto aos seus familiares e acompanhantes, especialmente durante pandemias e outros períodos críticos.

O Serviço de Terapia Renal Substitutiva Pediátrica da Santa Casa é referência no Pará no atendimento à saúde de pacientes renais crônicos. Atualmente, são atendidas 26 crianças de Belém e do interior do Estado, que são submetidas a sessões de hemodiálise realizadas três vezes por semana ou diariamente, de acordo com a indicação médica.

Segundo o médico Leonardo Cunha, nefrologista pediátrico da Santa Casa, a pandemia nos mostrou que devemos reforçar os cuidados com a saúde renal não só na fase adulta, mas principalmente na infância. “Grande parte dos cuidados com a saúde dos rins parte do tratamento preventivo, da ingestão saudável de líquidos, prática de exercícios físicos e principalmente alimentação controlada”.

“Neste Dia Mundial do Rim devemos lembrar o cuidado com os alimentos processados, conservados à base de sal, pois são os grandes vilões da nossa alimentação. As crianças devem evitar este tipo de alimentação, garantindo a ingestão de alimentos mais naturais você vai estar fazendo uma poupança e protegendo o rim de possíveis enfermidades futuras”, enfatiza o médico Leonardo.

A médica Monique Calandrine Rodrigues, coordenadora do Centro de Terapia Renal Substitutiva Pediátrica da Santa Casa, reforça que a prevenção é essencial para a saúde dos rins. “Ficar atento às infecções urinárias, perceber se a urina tem espuma, tem sangue, é importante. Um simples exame de urina já pode detectar alguma anormalidade. É fundamental fazer avaliação periódica com o médico”.

Outras recomendações são manter hábitos alimentare

s saudáveis, praticar atividade física regular, controlar a pressão arterial e o peso, não fumar, beber água, não tomar remédio sem orientação médica, consultar um médico regularmente e fazer exame de creatinina no sangue.

Sobre a Doença Renal – A doença renal crônica (DRC) se caracteriza por lesão nos rins que se mantém por três meses ou mais, com diversas consequências, pois os rins têm muitas funções, dentre elas: regular a pressão arterial, “filtrar” o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo, produzir hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas, entre outras.

Em geral, nos estágios iniciais, a DRC é silenciosa, ou seja, não há sintomas ou são poucos e inespecíficos. Por isto, o diagnóstico pode ocorrer tardiamente, quando o funcionamento dos rins já está bastante comprometido, muitas vezes em estágio muito avançado, quando é necessário tratamento de diálise ou transplante renal. Assim, são fundamentais a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, com exames de baixo custo, como a creatinina no sangue e o exame de urina simples.

Cuidados com os rins: Beber muita água; Reduzir o consumo de sal; Fazer exames (creatinina); Controlar diabetes e hipertensão; Não fumar; Limitar o consumo de álcool; Fazer exercício físico.