Você está visualizando atualmente Doação na Santa Casa alcança 130 bolsas de sangue em parceria com o Hemopa
Campanha mobilizou servidores, residentes, estudantes e visitantes.

Doação na Santa Casa alcança 130 bolsas de sangue em parceria com o Hemopa

A campanha, que mobilizou servidores, residentes, estudantes e visitantes da instituição, também conseguiu cadastros para doação de medula óssea

Walda Valente, diretora de planejamento – Maria Alves Belém, diretora de assistência – Sílvia Teixeira, médica hematologista – Bruno Carmona, presidente da FSCMP.

A campanha de sensibilização para doação de sangue, realizada pela Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, mobilizou servidores, residentes, estudantes e visitantes e conseguiu captar mais de 130 bolsas de sangue, além de fazer o cadastro de 35 voluntários para doação de medula óssea. O objetivo é aumentar o estoque, para atender à demanda da Santa Casa, e auxiliar o estoque da Fundação Hemopa, que desenvolve uma campanha de captação em todo o Estado neste mês.

O presidente da Fundação Santa Casa, Bruno Carmona, disse que esse tipo de ação com os órgãos estaduais vinculados à Sespa (Secretaria de Estado de Saúde Pública) é fundamental para garantir o abastecimento de sangue do Hemopa, que abastece unidades de saúde em todo o Pará. “A Santa Casa, cumprindo seu papel de servir à sociedade, se mantém sempre à disposição para ajudar no abastecimento do banco de sangue do Estado. Nós incentivamos os servidores a darem esse bom exemplo à população, pois somos uma casa de saúde que, além de atender a população, contribui com a doação de sangue. Doe sangue, sangue é vida”, recomendou Bruno Carmona.

A médica hematologista Sílvia Teixeira avaliou que a campanha em parceria com a Fundação Hemopa é fundamental, por considerar que a Santa Casa é corresponsável na captação de doadores de sangue. “A Santa Casa é a maior maternidade da Região Norte. É a principal em número de transfusão materno infantil e uma das responsáveis em garantir o estoque da Fundação Hemopa”, ressaltou.

“Essa campanha no mês de novembro, que é o mês que se comemora o Dia do Doador de Sangue, veio para fechar o ciclo de 2020 para a realização desta grande campanha aqui no hospital, com uma meta de no mínimo 100 doadores. Lembrando ainda que o Hemopa está encaminhando para o Estado do Amapá bolsas de sangue, e a gente precisa também ajudar aos nossos irmãos amapaenses”, frisou a hematologista.

Ato de amor – Gabriel Aragão, servidor da Fundação Santa Casa, disse que “é importante para nós, como seres humanos, saber que estamos ajudando outras pessoas que precisam desse sangue. A importância em doar é que sabemos que o alcance vai além da fronteira do Pará. Parte dessa doação vai ajudar também quem está precisando em nosso vizinho Amapá. E isso desperta na gente um ato inexplicável por esse gesto de amor”.

Roberta Mariscal, que trabalha na Gerência de Pessoal, também considera muito importante participar das campanhas de doação de sangue. “Em um momento em que a humanidade vive de apreensão diante dessa época de pandemia do coronavírus, o ato de doar sangue é doar vida, por isso é fundamental que as pessoas que possam participem da doação de sangue”, disse Roberta.

Segundo o gerente da Agência Transfusional da Santa Casa, Márcia Basílio, a campanha tem uma meta por conta da demanda do hospital. “Hoje, nós temos uma média de atendimento de 510 pacientes por mês. A gente vem trabalhando para conseguir alavancar o número de doadores, e temos indicadores para isso. A doação de sangue é um ato de amor, e a gestão é muito empenhada com esse modelo de sempre estar buscando doadores de sangue”, afirmou o gerente.

“A Santa Casa inteira é parceira para esse tipo de evento, e este ano temos um diferencial conseguimos, um espaço climatizado para que todos os doadores, servidores e usuários sejam bem acolhidos e bem acomodados. E esse é um mês que a gente está fazendo essa campanha em homenagem ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, em parceria com a Fundação Hemopa. A Fundação Santa Casa não poderia ficar de fora”, acrescentou Márcia Basílio.

Critérios – Para doar o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).

Quem teve Covid-19 deve esperar 30 dias após a recuperação para doar. E quem teve contato com pessoas contaminadas pelo novo coronavírus deve esperar 14 dias após o contato para efetivar a doação.