Você está visualizando atualmente Direção da Santa Casa homenageia médico pelos serviços prestados à sociedade

Direção da Santa Casa homenageia médico pelos serviços prestados à sociedade

O médico Benedito da Costa Maués recebeu, nesta quarta-feira (04), o carinho da direção da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará por seu trabalho na instituição que ajudou e contribuiu desde os anos de 1977. O doutor Maués, como é conhecido pelos servidores da Santa Casa, se desligou da instituição e disse que se sente agradecido por trabalhar no hospital por todos esses anos.

Doutor Maués completa agora em dezembro 46 anos de formado como médico e nesse período, grande parte, passou na Santa Casa. “Uma boa parte como professor da UFPa e nos últimos 18 anos envolvido na gestão da instituição. Sem dúvida são momentos importantes em minha vida profissional, como docente da área de pediatria e como médico gestor. Sem dúvida nenhuma, na Santa Casa, vivi momentos que marcaram a minha vida profissional, além da possibilidade de conviver com grandes profissionais que desenvolvem suas atividades na instituição. Equipes competentes e que possuem muita garra para enfrentar as adversidades”, diz o médico.

“Quando cheguei em janeiro de 1977, eu fui contratado pela universidade através de um convênio com uma fundação Norte Americana, e aí eu pude desenvolver um trabalho com a doutora Amélia Cavalero de Macedo Ribeiro, que iniciou na época a implantação de neonatologia na Santa Casa. Naquela ocasião a Santa Casa não tinha nenhum pediatra em seu quadro de profissionais”, ressalta Benedito Maués.

Época em que a maioria dos partos eram realizados por parteiras e depois de 40 anos, a Santa Casa possui hoje uma grande maternidade com centenas de partos por mês. Maués relembra ainda que no final dos anos 70 a residência médica, na Santa Casa, começou a partir desse convênio com a UFPa, quando começou a se estruturar a neonatologia e a residência médica que se iniciou naquele momento e que permitiu a especialização de muitos profissionais médicos.

A diretora de Assistência Técnica e Operacional da Santa Casa, Maria de Belém, diz que o médico Benedito Maués deixou sua semente com muitos frutos e continua sendo um espelho para os servidores dedicados. “Estará sempre em nosso coração, fará muita falta aos que trabalharam e conviveram com ele no hospital, no decorrer desses anos”.

Para Bruno Carmona, presidente da Fundação Santa Casa, o doutor Maués representa o envolvimento dos servidores com o trabalho do hospital, na busca em atender a população que busca a Instituição. “Uma dedicação de mais de 40 anos e que transitou em todas as diretorias do hospital, em momentos em que a Santa Casa precisava. Um ser humano que teve parte de sua vida toda dedicada ao hospital. E nada mais justo que nesse momento possamos agradecer formalmente com a forma que ele dedicou ao hospital público, ao atendimento aos usuários do SUS, em nossa Santa Casa”.