Você está visualizando atualmente Santa Casa realiza campanha para reforçar Segurança dos Pacientes

Santa Casa realiza campanha para reforçar Segurança dos Pacientes

A ação acontece nos dias 17 e 18 nos várias setores ambulatoriais e de internação do hospital e tem o objetivo de mobilizar os servidores e sensibilizar usuários para as seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS): a comunicação efetiva, a segurança no uso dos medicamentos, a cirurgia segura, a higienização das mãos e a prevenção ao risco de quedas e  lesão por pressão.

Para a enfermeira da Assessoria de Gestão da Qualidade e Segurança, a campanha deste ano inova ao envolver também pacientes, acompanhantes e outros usuários da Santa Casa para a importância das das práticas voltadas para a segurança dos pacientes.

“É importante que a gente faça esse tipo de ação com frequencia, justamente pra ficar trabalhando com o servidor essa questão da segurança do paciente. E esse ano nós também tivemos como foco envolver o paciente no próprio cuidado, por isso além do ‘Show das Metas de Segurança’ que fizemos para os servidores, nós também preparamos vários conteúdos que foram disponibilizados pelo sistema de fonia do Hospital, com o objetivo de educar o paciente para o seu próprio cuidado. ”, explicou a enfermeira.

A paciente Gilvanise Kawgoe (E) foi fazer fazer sua consulta de pré-natal na Santa Casa e se deparou com a ação. Ao ser questionada sobre o uso da pulseira de identificação, ela mostrou que foi bem orientada pela equipe e que sabe a importância da identificação do paciente.

“É muito importante para nossa segurança pois pela pulseira dá pra saber quem entra no hospital e pra onde vai. Há uns dias, eu vim fazer um exame e tentei sair pela outra portaria do hospital, mas quando cheguei lá viram a cor da minha pulseira e me explicaram que eu não poderia sair por aquela área, então eu voltei, pois vi que o servidor estava certo em me orientar e que é preciso manter esse controle pra nossa própria segurança. E vou ter o meu bebê aqui e é bom saber que além do bom atendimento, que já estou recebendo, também vou estar segura com o meu bebê.”, disse a paciente.

A ação Show das Metas de Segurança abordou os servidores sobre o que prevê cada uma das seis metas. Uma dinâmica de “caça ao tesouro” também procurou verificar de forma lúdica como os profissionais de saúde estão atendendo às orientações de cuidados previstas nas metas de segurança do pacientes.

Para a técnica em enfermagem Lindalva Pestana, que trabalha há 12 anos na Santa Casa, uma forma de reforçar um assunto muito sério de uma forma bem descontraída.

“ São atitudes que nós precisamos colocar em prática todos os dias e essa é uma forma muito interessante da gente lembrar. Gostei muito de participar”, considerou Lindalva.

Se quiser saber mais sobre as Metas Internacionais de Segurança do Paciente é só clicar no link e escutar nossos podcasts sobre cada uma delas: Identificação do Paciente, Comunicação Efetiva, Segurança no uso dos Medicamentos, Cirurgia SeguraHigienização das Mãos e Prevenção ao risco de quedas e  lesão por pressão.