Santa Casa de Todos os Santos

Os santos da devoção católica estão presentes na história da Santa Casa de Misericórdia do Pará como Santa Marta, Sant’Ana, Santa Ludovina, São Paulo. Santos que dão nome às enfermarias da Santa Casa do Pará. O Dia de Todos os Santos , comemorado no dia 1º de Novembro, é uma data celebrada em honra de todos os santos e mártires da igreja católica, conhecidos ou não.

A enfermeira Graça Tappembeck, funcionária da instituição há 32 anos, conta que a religiosidade sempre foi muito forte na Santa Casa e mesmo com diversas reformas e a construção da Unidade Materno Infantil Dr. Almir Gabriel foi mantida a tradição de nomear as enfermarias com nome dos seus santos protetores, como as enfermarias São Paulo e São Roque na Clínica médica; Santa Maria e Frei Caetano na clínica cirúrgica; Santa Ludovina e São Francisco na pediatria e Santana; Santa Terezinha; Santa Marta; Santa Rita e Santa Clara na obstetrícia.

“Quando cheguei aqui ainda eram as freiras que administravam a instituição e independente da nossa formação todas éramos parceiras e as freiras cobravam muito da gente a dedicação ao paciente e o compromisso com a instituição. Com o passar do tempo muitas coisas se perderam, mas ainda temos os nomes dos santos nas enfermarias e a Capela Mãe da Graça e da Misericórdia, onde os padres da igreja São Raimundo Nonato celebram missa todos os domingos às 7h, além da novena do Perpetuo Socorro (todas as terça-feiras) e a missa do Sagrado Coração de Jesus (na primeira sexta-feira do mês) sempre às 8h”, explica Tappembeck.

Como neste ano coincidiu do dia de todos os santos ser a primeira sexta-feira do mês, a Santa Casa realizou a missa do Sagrado Coração de Jesus em homenagem a todos os santos e também em alusão ao Dia do Servidor Públicos que foi no último dia 28.

Deixe um comentário