Santa Casa realiza III Jornada de Psicologia

Com o tema “Trajetos, conquistas e consolidação da psicologia no hospital” começou nesta segunda feira (26) e se estende até quarta-feira (28), a terceira Jornada de Psicologia da Fundação Santa Casa. Durante a mesa de abertura, a médica Norma Fonseca, diretora Técnica e Assistencial da Fundação, falou da importância do evento e destacou o trabalho dos psicólogos no hospital, cuja atuação acontece desde o final dos anos 80.

“Um hospital tricentenário como o nosso vem trazendo em toda a evolução da saúde, a equipe multidisciplinar como consolidação desse cuidado e a psicologia, nesses 30 anos, vem mudando a atuação nesse espaço. Nós precisamos avançar nesse olhar de construir em conjunto um projeto para cuidar do paciente, para concretizar o plano terapêutico do paciente e vocês estão trabalhando nessa construção e isso a gente teve que trabalhar como uma bandeira para os nossos pacientes. A parceria da psicologia e as demais especialidades profissionais mostram um engajamento que é muito importante nesse cuidado, e isso é muito importante porque surge um olhar diferenciado para esse paciente, é o olhar que a gente precisa para enxergá-lo com um todo”, destaca a médica.

Para a psicóloga Jureuda Guerra, a Santa Casa é uma referência fundamental para a psicologia e para a prática profissional da saúde. “Muito me orgulha fazer parte dessa equipe profissional de excelência. Nós estamos em todas as áreas do hospital e tenho sido testemunha do que pacientes comentam sobre o atendimento de respeito que os profissionais realizam com eles. Essas pessoas reconhecem que elas foram olhadas nas suas dificuldades de maneira diferenciada e mais humana”, comenta.

Luiz Romano, presidente do Conselho Regional de Psicologia do Pará (CRP-PA), destacou que é importante fazer uma breve reflexão sobre o trabalho do profissional à serviço da sociedade, “no artigo primeiro dos princípios fundamentais do nosso Código de Ética diz que a nossa atuação sempre será embasada nos princípios fundamentais da declaração Universal dos Direitos Humanos, que diz em primeiro lugar que todos nós somos iguais, para que cada ser humano possa, nas suas diferenças, nas suas diversidades, desenvolver mais plenamente possível. São os direitos ligados à educação, saúde, segurança, afeto, amor e carinho. Nossa profissão não pode ser dissociada da questão dos direitos humanos”, detalhou.

Luiz diz ainda que é importante manter um hospital como esse, como um serviço público estatal no sentido de combater e amenizar o sofrimento da população e reforçou que a consolidação da psicologia tem a ver com a constituição federal de 1988, em que está assegurado a saúde como um direito público e universal para todos e para ser prestado de forma integral, e aí a psicologia entra no sistema de saúde como um direito.

A conferência de abertura foi proferida por Daniela Zanini, doutora em psicologia, que falou da Resolução 06/2019 sobre documentos psicológicos, que é a resolução que institui regras para elaborações de documentos inscritos produzidos pelos psicólogos no exercício profissional. Nessa nova resolução estão todos os documentos inscritos ou produzidos em consequência do exercício profissional do psicólogo.

“Essa resolução chama a atenção para uma postura crítica na construção dos documentos. A nossa ação não é inócua, ela produz eventos. O que a gente faz e o que a gente deixa de fazer exige do psicólogo uma atuação transformadora e significativa com o papel ativo, na promoção e respeito aos direitos humanos. Não tem como promover saúde sem respeitar o ser humano. Enfatizou Daniela, que pontuou também a questão da interdisciplinaridade, no fortalecimento da autonomia do trabalho intelectual, que está estabelecida na nova resolução”, destaca Daniela.

Programação – O evento continua pela parte da tarde desta segunda feira (26), com oficina sobre documentos inscritos e registro documental; na terça-feira (27), mesas redondas (manhã e tarde) e palestras como temas: 1. Intervenções precoces com pais e bebês na FSCMP. 2. Comunicação ativa e efetiva em momentos difíceis e na captação de órgãos e tecidos. 3. A experiência do plantão psicológico no horário noturno; e encerra na quarta-feira (28), com a conferência: O trabalho do psicólogo em equipe multiprofissional na saúde Mental e a palestra sobre a Construção da residência Multiprofissional na FSCMP.