Você está visualizando atualmente Nova UTI Pediátrica da Fundação Santa Casa completa um ano com serviços de excelência

Nova UTI Pediátrica da Fundação Santa Casa completa um ano com serviços de excelência

Nesse período, a unidade recebeu mais de 250 crianças internadas, com idades a partir de 29 dias de nascimento até 14 anos de idade.

Hoje com 1 ano e 3 meses, Matteo nasceu prematuro extremo na Santa Casa, fez cirurgias e ficou 6 meses internado na instituição. Em março deste ano, apresentou problemas respiratórios que agravaram e precisou mais uma vez ser hospitalizado, desta vez por duas semanas, na nova UTI Pediátrica São Damião, onde foi bem cuidado, como conta a mãe dele, Jéssyca Amanda.

“Gostei da UTI São Damião pela estrutura bem organizada, cada um no seu espaço. Os profissionais de alta qualidade, sempre com cuidado e amor, sempre dando seu melhor, não só para as crianças, mas para as mães também”, afirma Jéssyca.

Nesta sexta-feira (27), a nova UTI São Damião completa 1 ano. Nesses 12 meses de funcionamento, o espaço já recebeu mais de 250 crianças internadas, com idades a partir de 29 dias até 14 anos, e 18 anos em caso de pacientes transplantados.

A médica intensivista Mary Cohen, ressalta que a UTI São Damião possui uma estrutura diferenciada e equipamentos modernos e que essas condições, associadas a alta qualificação e engajamento da equipe  multiprofissional, contribuem com a qualidade do atendimento aos pacientes.

“A UTI pediátrica da Fundação Santa Casa é composta de 80% de pessoas tituladas na área de medicina intensiva pediátrica ou com residência médica na área de UTI pediátrica. Sendo assim, o cuidado direcionado para este paciente reflete no sucesso do tratamento e, quando não se alcança o sucesso, na condução mais humanizada possível dentro da ética e dos princípios preconizados pelo SUS, de não-maleficência e beneficência”, explica a médica.

Funcionando dentro da Santa Casa, referência materno infantil no Pará, o espaço conta com o suporte  de equipamentos de alta tecnologia para o monitoramento dos pacientes, como tomógrafo de impedância,  e máquinas de diálise instaladas à beira leito, que atendem pacientes que necessitem realizar hemodiálise.

A enfermeira intensivista Sandra Barbosa, que atua na Santa Casa desde 2019, é a responsável técnica pela UTI e ressalta a importância de uma equipe multidisciplinar onde as especialidades trabalham com foco no alcance do plano terapêutico desenhado para cada paciente.

“Hoje a UTI já está mais estruturada, a gente tem uma UTI humanizada, trabalhando o plano terapêutico junto com o familiar. Temos uma equipe multiprofissional bem estruturada,  com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogo, odontólogo, terapeuta ocupacional, serviço social, que fica na unidade diariamente, e ao longo do tempo conseguimos implementar  processos de qualidade voltados para a segurança do paciente”, enfatiza a enfermeira.

A nova UTI São Damião recebeu investimentos do Governo do Estado no valor de R$  3,2 milhões. A unidade ocupa uma área de 347 metros quadrados e tem 10 leitos equipados com equipamentos avançados para o atendimento às crianças.

Deixe um comentário