Você está visualizando atualmente Nova UTI Pediátrica da Fundação Santa Casa completa um ano com serviços de excelência

Nesse período, a unidade recebeu mais de 250 crianças internadas, com idades a partir de 29 dias de nascimento até 14 anos de idade.

Hoje com 1 ano e 3 meses, Matteo nasceu prematuro extremo na Santa Casa, fez cirurgias e ficou 6 meses internado na instituição. Em março deste ano, apresentou problemas respiratórios que agravaram e precisou mais uma vez ser hospitalizado, desta vez por duas semanas, na nova UTI Pediátrica São Damião, onde foi bem cuidado, como conta a mãe dele, Jéssyca Amanda.

“Gostei da UTI São Damião pela estrutura bem organizada, cada um no seu espaço. Os profissionais de alta qualidade, sempre com cuidado e amor, sempre dando seu melhor, não só para as crianças, mas para as mães também”, afirma Jéssyca.

Nesta sexta-feira (27), a nova UTI São Damião completa 1 ano. Nesses 12 meses de funcionamento, o espaço já recebeu mais de 250 crianças internadas, com idades a partir de 29 dias até 14 anos, e 18 anos em caso de pacientes transplantados.

A médica intensivista Mary Cohen, ressalta que a UTI São Damião possui uma estrutura diferenciada e equipamentos modernos e que essas condições, associadas a alta qualificação e engajamento da equipe  multiprofissional, contribuem com a qualidade do atendimento aos pacientes.

“A UTI pediátrica da Fundação Santa Casa é composta de 80% de pessoas tituladas na área de medicina intensiva pediátrica ou com residência médica na área de UTI pediátrica. Sendo assim, o cuidado direcionado para este paciente reflete no sucesso do tratamento e, quando não se alcança o sucesso, na condução mais humanizada possível dentro da ética e dos princípios preconizados pelo SUS, de não-maleficência e beneficência”, explica a médica.

Funcionando dentro da Santa Casa, referência materno infantil no Pará, o espaço conta com o suporte  de equipamentos de alta tecnologia para o monitoramento dos pacientes, como tomógrafo de impedância,  e máquinas de diálise instaladas à beira leito, que atendem pacientes que necessitem realizar hemodiálise.

A enfermeira intensivista Sandra Barbosa, que atua na Santa Casa desde 2019, é a responsável técnica pela UTI e ressalta a importância de uma equipe multidisciplinar onde as especialidades trabalham com foco no alcance do plano terapêutico desenhado para cada paciente.

“Hoje a UTI já está mais estruturada, a gente tem uma UTI humanizada, trabalhando o plano terapêutico junto com o familiar. Temos uma equipe multiprofissional bem estruturada,  com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogo, odontólogo, terapeuta ocupacional, serviço social, que fica na unidade diariamente, e ao longo do tempo conseguimos implementar  processos de qualidade voltados para a segurança do paciente”, enfatiza a enfermeira.

A nova UTI São Damião recebeu investimentos do Governo do Estado no valor de R$  3,2 milhões. A unidade ocupa uma área de 347 metros quadrados e tem 10 leitos equipados com equipamentos avançados para o atendimento às crianças.