Você está visualizando atualmente No dia da celebração do SUS, a Santa Casa do Pará é referência de atendimento 100% aos usuários do sistema único

Instituição presta serviços ambulatoriais e hospitalares de média e alta complexidade que vêm, há mais de três décadas, sendo qualificados e ampliados a partir de investimentos estaduais e federais dentro do SUS

Desde 1990, quando passou a ser uma Fundação Estadual, a história da Santa Casa de Misericórdia do Pará caminha juntamente com a do Sistema Único de Saúde (SUS), regulamentado pela Lei nº 8.080 de 1990, que instituiu no país uma saúde pública, igualitária e universal para todos os brasileiros.

“Realizamos anualmente milhares de atendimentos e temos uma estrutura e um corpo de saúde qualificados. Temos muito a comemorar, e sabemos da responsabilidade que temos pelos anos futuros em entregar cada vez mais produtos, serviços de alta qualidade e em nível de excelência à população do Estado do Pará”, afirma o presidente da Santa Casa, Bruno Carmona.

Da vacinação com imunobiológicos especiais, passando pelo atendimento materno-infantil; até a realização de procedimentos de alta complexidade, como os transplantes renal pediátrico e de fígado adulto, a Santa Casa do Pará presta serviços ambulatoriais e hospitalares de média e alta complexidade que vêm, há mais de três décadas, sendo qualificados e ampliados a partir de investimentos estaduais e federais dentro do SUS.

“O sistema único é um modelo de saúde para o mundo e busca promover o acesso integral, universal e gratuito da população à saúde em seus vários níveis. Como hospital 100% SUS, a Santa Casa trabalha para garantir esse acesso da população ao seu direito à saúde, dentro das suas áreas de referência”, reforça a diretora assistencial da Santa Casa, Norma Assunção.

A Santa Casa do Pará possui mais de 500 leitos distribuídos entre as áreas de Obstetrícia, Neonatologia, Clínica Cirúrgica e Clínica Médica.

Este ano, só no primeiro semestre, realizou mais de 18 mil atendimentos a mulheres na sua área de Urgência e Emergência Obstétrica (UEO) e mais de 4 mil nascimentos ocorreram na maternidade do hospital. Com 144 leitos, a área de neonatologia garante a internação de aproximadamente 2 mil e 300 recém-nascidos ao ano.

A Santa Casa é também referência para a realização de transplantes, o hospital já realizou este ano 11 transplantes renais pediátricos e 8 transplantes de fígado.