Você está visualizando atualmente Dia do Nutricionista – Profissionais da Santa Casa usam conhecimento científico para oferecer o melhor atendimento aos pacientes

Uma equipe que reúne cerca de 30 nutricionistas distribuídos pelas áreas de nutrição clínica, banco de leite humano e produção da Santa Casa.

Profissionais responsáveis por garantir que cada paciente internado ou atendido ambulatorialmente receba desde a orientação até a oferta de alimentos e refeições preparadas a partir de critérios cientificamente embasados. Atendimento que abrange desde gestantes, passando por recém nascidos, até adultos em condições especiais – como pacientes no pós transplante.

A nutricionista Cynara Souza, coordena o Banco de Leite Humano da Santa Casa e informa como esse cuidado com a dieta mais adequada para a garantia da saúde do paciente se dá com o nascimento.

“É importante se pensar que tudo começa na infância e que os primeiros mil dias da criança vão traçar o perfil do adulto no futuro. No momento que temos o crescimento e a formação neurológica, é necessário que haja a nutrição adequada. O leite materno é o alimento certo para promover o bem-estar e proteger de infecções e doenças preveníveis como o diabete tipo 2, a obesidade e a hipertensão.  A amamentação é saudável e o nutricionista é o profissional que tem ciência da nutrição para que possa orientar desde a fase mais tenra até a fase adulta”, afirma Cynara.

Na Santa Casa gestantes e puérperas recebem orientações para o aleitamento materno. Por meio do Banco de Leite Humano da instituição também são promovidas campanhas de orientação, incentivo ao aleitamento e doação de leite humano.

Em outra vertente do atendimento realizado pelos nutricionistas, a nutrição clínica atua no plano terapêutico de cada paciente usando critérios técnicos, mas também holísticos, explica Sandro Amaral, responsável técnico da nutrição clínica da Santa Casa.

“O nutricionista clínico precisa entender o paciente como um todo, levando em consideração hábitos alimentares, que em nossa região são muito diversificados, assim como condições socioeconômicas e fatores religiosos. Temos um quadro de Nutricionistas Clínicos já com bastante experiência nas diversas áreas do hospital, como maternidade, pediatria, clínica, uti e ambulatório, que atua estimulando hábitos alimentares saudáveis e adequada a patologia em tratamento”, resume.

A nutricionista Ciléa Ozela acompanha a atuação e evolução do trabalho dos nutricionistas na Santa Casa ao longo de mais de 3 décadas. Ela afirma que a nutrição da Santa Casa tem profissionais qualificados e tecnologia atualizada.

“Temos o mesmo nível tecnológico do mundo afora e cada vez as áreas foram se especializando. Hoje temos um banco de leite que é referência no norte do Brasil, a atuação da nutrição clínica, que conta com uma equipe de Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) e atua prescrevendo de acordo como que prevê a legislação do Conselho Federal de Nutricionistas no prontuário eletrônico. A produção de refeições conta com 3 nutricionistas  que fiscalizam o fornecimento de refeições, e ainda atuam no lactário. São avanços quantitativos e qualitativos conquistados pela categoria ao longo destes anos que legitima a importância da identidade profissional”, comemora.

Atualmente são produzidas na Santa Casa, diariamente, a cada turno, cerca de duas mil refeições destinadas ao atendimento de pacientes.