Você está visualizando atualmente Santa Casa sediará II Jornada Integrada de Psicologia Hospitalar do Pará

Santa Casa sediará II Jornada Integrada de Psicologia Hospitalar do Pará

O evento vai reunir mais de 100 profissionais e estudantes de Psicologia, que atuam na rede hospitalar do Estado, além de conferencistas e palestrantes

Em referência ao Dia do Psicólogo – 27 de Agosto, a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Belém, vai sediar a partir de quarta-feira (28) a II Jornada Integrada de Psicologia Hospitalar do Estado que tem como tema “Pela Integralidade do Cuidado em suas diversidades”.

O evento, realizado em parceria com o Conselho Regional de Psicologia, Fundação Santa Casa, Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, Hospital Barros Barreto, Hospital Bettina Ferro e Hospital Amazônia reunirá mais de 100 profissionais e estudantes de Psicologia que atuam nos diversos hospitais do Estado, além de conferencistas e palestrantes com ampla experiência e conhecimento na assistência hospitalar e estudos científicos na área.

A psicóloga da Santa Casa, Sheyla Rocha, que integra a comissão organizadora do evento, ressalta a importância da Psicologia Hospitalar reunir os profissionais da área para discutir o tema proposto na jornada deste ano.

“Precisamos constantemente discutir e também trazer reflexões sobre o cuidado que estamos oferecendo, sobre o que devemos melhorar, ouvir outras experiências, porque precisamos a cada dia exercer a integralidade e diversidade, reinventar a saúde mental no nosso fazer no hospital. E  a nossa jornada integrada com outros hospitais é uma grande oportunidade para isso. E a Fundação Santa Casa, sem dúvida, é um grande palco de ricas experiências, principalmente pela diversidade de cuidados para mulheres, crianças, populações originárias, entre outros públicos atendidos”, afirma a psicóloga.

Avanços – Além de sediar eventos acadêmicos e científicos na área de Psicologia, a Santa Casa é campo de trabalho permanente para cerca de 40 psicólogos que compõem seu quadro funcional, e que têm atuação em todas as enfermarias e ambulatórios, além do Espaço Acolher e Fundação ParáPaz.

Para a psicóloga Cláudia Colino, responsável técnica da Psicologia na Santa Casa do Pará, a categoria continua avançando em sua atuação no hospital, com conquistas para os profissionais e usuários.

“Nós temos um trabalho referendado, reconhecido, valorizado. O psicólogo é chamado a estar presente na equipe multiprofissional. Temos uma rotina de trabalho, e com os últimos processos seletivos conseguimos preencher alguns locais vagos que ainda não contavam com o profissional da Psicologia. Hoje, nós temos uma história realmente na Santa Casa, uma história que iniciou na década de 90 com o estágio e um trabalho valorizado, reconhecido pela gestão, pela importância do profissional da Psicologia compondo as equipes de saúde. É um dia realmente que nós comemoramos a nossa profissão, o nosso fazer dentro do hospital, e agradecemos esse reconhecimento”, ressalta Cláudia Colino.

Programação da II Jornada Integrada de Psicologia Hospitalar do Pará:

Dia 28/08:

18h – Abertura no auditório da FSCMPA com as boas-vindas dos gestores dos hospitais participantes e do Conselho Regional de Psicologia.

19h30 – Conferência de abertura “Pela Integralidade do Cuidado em suas diversidades”.

Dia 29/08:

8h – Palestra “Avaliação e Cuidados Psicológicos direcionados à vítima de violência sexual”.

10h40 – Mesa-redonda “Compartilhando o cuidado à criança e à mulher nos ambulatórios da FSCMPA”.

14h – Mesa-redonda “A residência em psicologia: experiências e desafios”: A ponte entre o que fazemos e o que queremos na psicologia; A experiência da residência na unidade neonatal da FSCMPA; Atuação da residência na rede de atenção à saúde da pessoa idosa e Experiência com pacientes críticos.

15h – Mesa-redonda “Trabalho e saúde do psicólogo”: Saúde mental da (o) psicóloga(o), trabalhadora na média e alta complexidade; Valorização profissional da saúde: Proposta do plano de cargos e carreiras do estado do Pará

16h45 – Roda de Conversa “Psicologia como trabalho: organizar para valorizar”.

Dia 30/08:

8h – Mesa-redonda “O cuidado diante do luto, finitude e morte” – O impacto emocional dos cuidados paliativos nos familiares; O luto em situações de naufrágio; Cuidados na finitude; O cuidado psicológico no processo de luto.

10h – Mesa-redonda “O lugar do psicólogo na transição do cuidado do hospital para o domicilio” – As atribuições do psicólogo na alta responsável; Processo de cuidado na atenção domiciliar ao idoso; Atenção domiciliar em cuidados paliativos.

10h45 – Palestra “Parâmetros para práticas psicológicas em contexto de saúde: Resolução nº 17, de 19 de julho de 2022.

14h30 – Palestra “Relações raciais e diversidade nos cuidados”.

15h30 – Mesa-redonda “O trabalho em saúde e as repercussões na saúde do psicólogo”.

18h – Conferência de encerramento> “A importância do letramento de gênero para profissionais de saúde”.