Você está visualizando atualmente “Arraiá da Segurança” na Santa Casa reforça práticas para a melhoria da assistência aos pacientes

Festa junina ressalta junto aos servidores e colaboradores da Santa Casa sobre as seis áreas de segurança do paciente.

Fazer uma pescaria sobre o uso de medicamentos, fazer uma foto na barraca da comunicação ou ganhar um brinde no bingo da cultura da segurança?

Parece festa junina, e é. Mas o objetivo foi ressaltar junto aos servidores e colaboradores da Santa Casa sobre as seis áreas de segurança do paciente, como explica a enfermeira Regina Bastos, da Assessoria de Qualidade da Santa Casa.

“Quando a gente entra em contato com esse tipo de temática, pode haver resistência, pode haver repetição de conteúdo, mas é algo que a gente tem que estar resgatando continuamente, reforçar, disseminar, para que haja a adesão às práticas de segurança, ligadas à melhoria do hospital de uma maneira geral e também no bem estar do profissional, que trabalha de forma mais segura e dessa forma também se garante essa cultura de segurança, esse ambiente seguro para o profissional e para o paciente”, afirma Regina.

As áreas da segurança abordadas no “Arraiá” foram Cultura de Segurança, Comunicação, Uso de Medicamentos, Vida Profissional e Força de Trabalho, Prevenção e Controle de Infecções e Avaliação de Riscos. Na coordenação do setor que reúne a categoria profissional mais numerosa da Santa Casa, a enfermeira Benedita Moraes, considerou a forma lúdica da capacitação, uma maneira envolvente para o reforço das diretrizes.

“Nós entendemos a grande importância, a relevância de eventos como esse, que trazem pra gente o conhecimento a respeito de práticas que a instituição já trabalha, por ser uma instituição que preza muito pelo cuidado seguro ao paciente. Então, o setor de qualidade da instituição trouxe esse arraial onde nós estamos falando sobre as práticas organizacionais obrigatórias que nós precisamos trabalhar. E isso favorece todos os profissionais que prestam a assistência, não só de enfermagem, mas toda equipe multiprofissional, toda área de apoio, da importância desse cuidado seguro para esse paciente”, conclui a gerente de enfermagem da Santa Casa.

Como reflexo da adoção das práticas de segurança do paciente, a Santa Casa é certificada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) com o nível de acreditação 3, sendo então um hospital “Acreditado com Excelência” pela adoção práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente.